sábado, 27 de junho de 2009

Fique por dentro das notícias deste sábado!

. sábado, 27 de junho de 2009
0 impressões

Confira as notícias deste sábado no blog Aprendizes!

Read More »»

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Jogos de time piauiense na Série D serão às 16h

. sexta-feira, 26 de junho de 2009
0 impressões

Os teresinenses estão acostumados com o início dos jogos de futebol às 17h, devido ao campeonato piauiense. Mas, durante a Série D do Campeonato Brasileiro, os jogos do Esporte Clube Flamengo, representante do Estado, terão início às 16h, segundo tabela divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A Série D é uma novidade. A CBF não oferece ajuda de custos aos times que participarão por isso, o representante piauienses só conseguiu confirmar a participação no campeonato após a garantia de um apoio do Governo do Estado.

Notícia relacionada


Por Elinara Barros
elinarabarros@hotmail.com



Comente

Read More »»

Classificatória de bandas regionais para festival encerra hoje

.
0 impressões

As classificatórias das bandas regionais que se apresentarão na 6ª edição do Piauí Pop encerram hoje. A seleção ocorre no Espaço Cultural Raízes, localizado na zona Leste de Teresina, e conta com a participação das bandas Eucapiau, Eita Piula, Na Massa, Ayore.


As bandas classificadas serão as três que obtiverem melhor média de votos. Além das atrações que se apresentarão hoje, estão concorrendo as bandas: Aclive, Vital, Core, No Essence, Marlon e os Brandos, Papanicolau, Os Caipora, Lisbela, Coquetel Beijing.

O Festival acontece no 4 de julho, no Atlantic City, e contará com as atrações nacionais Detonautas, Rita Lee, Jota Quest, O Rappa, e Biquini Cavadão.

Aos interessados, os passaportes que darão acesso ao Festival estão sendo vendidos no quiosque ao lado do cinema do Teresina Shopping, nas lojas Pintos (Centro e Riverside), ou no site www.compreoseu.com.br/piauipop.

(Atualizado às 8:13h)


O espaço Raízes não lotou, mas isso não foi critério para o evento deixar de ser animado. As apresentações da classificatória foram abertas pela banda Ayore, cerca de 11:23h da noite., com um estilo de músicas bem parecido com o da banda de renome nacional NXZero. Logo depois, foi a vez da banda Eita Piula, que animou mais a platéia com um som bem misturado, mesclando forró, pop e batida de xaxado.

Em seguida apresentou-se Eucapiau, com músicas bem regionais, executando, inclusive músicas de ciranda e com uma batida parecida com o Maracatu pernambucano. A banda Na Massa fechou o ciclo de apresentações das bandas que concorriam a uma vaga no Piauí Pop.

Mas, se você pensa que a noite acabou por aí, engana-se: a banda Radiofônicos, com uma vaga garantida no festival piauiense, encerrou a noite como banda convidada. Este último show tinha um repertório mais voltado para músicas estilo anos 70, com execução de alguns clássicos.

CONFIRA AS FOTOS DO ÚLTIMO DIA DA CLASSIFICATÓRIA!




Por Elinara Barros e Tamires Coelho
elinarabarros@hotmail.com e tamirescoelho@hotmail.com


Comente!

Read More »»

Brasileiros se protegem menos dos efeitos da exposição ao sol

.
0 impressões

Proteger a pele contra os efeitos da exposição ao sol é uma preocupação que todos devem ter. Mas os números mostram que os brasileiros se protegem cada vez menos. Dados do ministério da Saúde apontam que apenas 56,1% se protegem contra a radiação ultravioleta.

O estudo considerou como proteção eficaz o uso de filtro solar, chapéu ou sombrinha e roupas adequadas. E, curiosamente, Teresina, que possui elevado índice de radiação solar, ficou entre as capitais com o menos uso de proteção.

Confira a matéria sobre protetor solar e a saúde da pele



A pele de crianças e idosos necessitam de cuidados especiais. O dermatologista Sebastião Bona explica que nas crianças a pele ainda não tem elasticidade totalmente definida e nos idosos a pele já sofreu muita ação dos raios.

Segundo o dermatologista, os danos causados pelo excesso de exposição ao sol são diversos. “Os raios solares têm efeito cumulativo na pele. Manchas na pele, envelhecimento precoce e câncer são alguns dos danos causados pelos raios ultravioleta e que só aparecem ao longo dos anos”, afirmou Bona.

É um erro se proteger somente durante o verão. Dermatologistas afirmam que a proteção deve ser realizadas durante todo o ano, até mesmo em dias nublados.

Notícias relacionadas

Por Elinara Barros
elinarabarros@hotmail.com


Comente esta matéria

Read More »»

Discussão sobre curso de Jornalismo e diploma reúne estudantes e jornalistas na UFPI

.
0 impressões

Nesta quinta-feira (25/06), ocorreu um debate sobre a questão do diploma jornalístico e outras questões relacionadas ao curso de Comunicação Social. O debate foi realizado às 19h no Centro de Ciências da Educação - CCE - da Universidade Federal do Piauí. Compareceram professores, estudantes e profissionais da categoria, além do presidente do sindicato dos jornalistas do Piauí, Luís Carlos Oliveira. O Dr. Joaquim Santana Neto também foi à reunião, representando a diretoria da OAB.


Entre os jornalistas profissionais, estavam presentes Pires de Sabóia (Portal Assembleia), Zózimo Tavares (Diário do Povo) e Mussolini Guedes (O Dia - PI). Entre os professores presentes estavam Gustavo Said, Magnus Pinheiro e Orlando Berti.



A decisão do Supremo Tribunal Federal de cassar o diploma jornalístico foi uma das principais discussões, inclusive, contando com posicionamentos a favor e contra a decisão dos ministros. Acima do diploma, foi defendido o aperfeiçoamento dos cursos superiores com habilitação em Jornalismo e o fato de muitos jornalistas serem perseguidos com processos. Quanto a este último assunto, Zózimo Tavares brincou: "Jornalista que tem medo de processo é como médico que tem medo de sangue e policial que tem medo de tiro!".



O presidente do sindicato dos jornalistas chamou atenção de que o curso de Jornalismo, com essa decisão do STF, não será enfraquecido, mas, ao contrário, precisa de uma melhoria na grade curricular mais do que nunca. Essa é a hora, segundo ele, de os cursos oferecerem mais qualidade. Luís Carlos também lembrou que o registro continua valendo junto ao Ministério do Trabalho e que serão decididos, junto a esse órgão, novos critérios para recebimento do registro.


Luís Carlos também lembrou que no dia 17 de julho haverá uma reunião entre representantes da Fenaj e dos sindicatos para formular estratégias de lutas em benefício de estudantes e profissionais porque, ressaltou ele, a "derrubada do diploma foi uma ação das empresas de radiodifusão do Brasil, não podemos esquecer disso!".


Zózimo Tavares e Mussolini Guedes concordaram que, enquanto eles tiverem influência nos meios os quais comandam, eles contratarão diplomados, "a não ser que apareça algum gênio, enquanto bom jornalista", afirmou Tavares. Mussolini levantou também a questão de "até que ponto vale a pena continuar no curso" e foi incisivo: "Essa história de que qualquer pessoa pode fazer jornalismo é besteira... tem que ter talento!". Zózimo acrescentou que a máxima de que quem não deu certo em outra profissão vai para o jornalismo é falsa porque, segundo ele, se a pessoa é um profissional ruim em outras áreas, também será um jornalista ruim.



Pires de Sabóia contou um pouco da sua história como jornalista, já que ele está há décadas exercendo esse papel profissional. Ele enfatizou que é preciso ter ética e grandeza para reconhecer os próprios erros no fazer jornalístico.

CONFIRA MAIS FOTOS DA DISCUSSÃO!










CONFIRA VÍDEOS DO DEBATE!





CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES, FOTOS E VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO NA MATÉRIA Seminário-debate discute a não obrigatoriedade do diploma de jornalista

Reportagem e Edição: Tamires Coelho
tamirescoelho@hotmail.com

Read More »»

Vírus da gripe suína chega ao Piauí e já há casos confirmados

.
0 impressões

O vírus da gripe Influenza A (a popular gripe suína) chegou ao estado do Piauí: dois casos foram confirmados, no final da noite desta quinta-feira (25/06), pela secretaria estadual de Saúde. Exames realizados no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, detectaram os casos e o estado, hoje, já tem quatro casos da influenza A (H1N1), que estão sob monitoramento no HDIC (Hospital de Doenças Infecto Contagiosas).

Segundo o secretário municipal de saúde de Teresina, Firmino Filho (PSDB), os dois casos confirmados são pessoas que chegaram, recentemente, da Argentina. Filho alega que já é de conhecimento geral que a gripe suína não impõe riscos maiores que o de uma gripe comum e, se o HDIC está preparado para gripes sazonais, estará preparado para cuidar destes dois casos.

O secretário Firmino Filho dispensa alertas

O secretário afirmou à nossa reportagem que a população de Teresina não deve temer esse novo vírus. Alardes como os que foram feitos no México são desnecessários, de acordo com Firmino Filho: “Talvez o problema do México tenha sido muito menos o vírus da gripe suína e muito mais o sistema de informação deles”, declarou.

Em nota oficial, a secretaria estadual de Saúde informou que, além dos dois casos confirmados, foi descartado um caso. O município de Teresina foi responsabilizado por monitorar as pessoas que tiveram contato próximo com os pacientes infectados. Quatro outros casos suspeitos tiveram amostras de secreções respiratórias enviadas para análise laboratorial no Instituto Adolfo Lutz.

O órgão estadual afirmou que, tanto os casos confirmados quanto os suspeitos estão em isolamento domiciliar e foram atendidos pelo Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella. A identidade dos pacientes permanece em sigilo para evitar constrangimentos.

CONFIRA OS NÚMEROS DO QUADRO INFLUENZA A (H1N1) NO PIAUÍ

Casos Confirmados: 2
Casos Suspeitos: 4
Casos Descartados: 5
Total: 11

CONFIRA O ÁUDIO ABAIXO COM A DECLARAÇÃO DO SECRETÁRIO DE SAÚDE DE TERESINA!



CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO!

Gripe suína já registra 60 mil casos e 263 mortos no mundo; em Apucarana há dois monitorados
Hospitais de SP descumprem protocolo de gripe suína; país tem 399 casos
Gripe suína chega ao Piauí e Picos se preocupa
Entenda tudo sobre a gripe suína
Piauí tem dois casos de gripe suína confirmados

Alerta total: Confirmados dois casos de gripe suína no Piauí

Reportagem e Edição:
Tamires Coelho

tamirescoelho@hotmail.com

Read More »»

Pesquisa afirma: brasileiro está lendo mais

.
0 impressões

Segundo pesquisa do Instituto Pró-Livro, realizada no fim de 2008 e início de 2009, o brasileiro está lendo mais. A médio ficou em torno de 3,7 livros por ano. A pesquisa mostrou também que os jovens têm contribuído para este fato. Atualmente, crianças e adolescentes leem em média 26,6 livros por ano, duas vezes mais que os adultos.

Retratos da leitura no Brasil



Quanto a isso, o proprietário de uma livraria localizada no centro de Teresina, Leonardo Dias, afirma que o interesse dos jovens ultrapassa os livros “da moda”. “Eles (jovens) estão ficando nisso. Esse é o primeiro passo pra, depois da leitura de três, quatro livros, eles entrarem no mundo da literatura, da filosofia”, garante Dias.


Já o professor e escritor Luiz Romero ressalta a importância de todos os tipos de leituras. “Eu sou muito otimista com a leitura. Acho que até a leitura errada é proveitosa. Mesmo a leitura de entretenimento, diletante, digamos assim, ela é proveitosa. (...) Se você não puder ler um Dante, leia um A Cabana. (...) O importante é ler”, conclui Romero.


Férias


As férias podem estimular os jovens e crianças à leitura. Pois durante este período o tempo livre é maior.


Com relação à faixa etária, especialistas recomendam que os pais realizem a leitura para crianças de um e seis anos. Para crianças de seis a oito anos, o ideal é que sejam incentivadas a fazer a leitura de pequenas frases e parágrafos. Já a partir de oito anos é recomendado que a leitura seja estimulada, com o intuito de proporcionar prazer e não ser associada a uma obrigação.


Site oficial do Instituto Pró-Livro


Confira dicas de leitura

Dicas de leitura e Indicações de livros

10 Dicas de Leitura de Livros de Ficção Científica


Elinara Barros

elinarabarros@gmail.com




Read More »»

Exposição de arte associa fotografia e poemas

.
0 impressões

Está em cartaz em Teresina, no espaço de eventos Êpa! (ver mapa abaixo) a exposição “Luz e Verbo”, do fotógrafo Luciano Klaus e da poetisa Keula Araújo. Segundo Klaus a idéia da mostra é “escrever fotografias e fotografar poemas, uma coisa completando a outra”.

George Mendes, publicitário, idealizador do espaço Êpa! e parceiro da exposição, teve a idéia de elaborar um DVD contendo vídeos com as fotografias e narração dos poemas. No local pode-se adquirir o DVD por R$30,00.

A exposição “Luz e Verbo” fica em cartaz até o dia 07/07/09, em horário comercial (8h às12h e 14h às 18h) e o ingresso custa R$1,99. O Êpa! está localizado no Centro Empresarial Francisco Mendes, na rua Anfrísio Lobão 1200, bairro Jockey.



Confira fotos das obras.






Localização do Êpa!



Links relacionados:
Piauiense ganhador do DOCTV estreia hoje em rede nacional
Espaço Êpa!

Por Milena Pessoa
milenapessoa@gmail.com

Read More »»

Estreia nacional nos cinemas

.
0 impressões

O filme “Jean Charles”, dirigido pelo brasileiro Henrique Goldman e estrelado por Selton Mello no papel principal, estreia nesta sexta-feira (26/06/09) no Brasil.

O longa-metragem conta a história de Jean Charles de Menezes, o jovem eletricista mineiro que foi confundido com um terrorista e acabou sendo morto por engano pela polícia britânica em 2005, na estação de metrô de Stockwell, no sul de Londres.
Em entrevista de divulgação do filme, o diretor Henrique Goldman, falou que a tragédia é apenas uma parte da trama. O principal objetivo do filme, segundo ele, é contar a história da vida de Jean e de seus primos em Londres. "Apesar de estar tratando de uma tragédia, é um filme alegre, sobra a vida e não sobre a morte", afirma.

"A intenção é tentar mostrar o cara que ninguém conheceu", disse Marcelo Starobinas, um dos roteiristas do longa. "Em toda a cobertura da imprensa, em todo lugar onde o caso ficou famoso, Jean Charles ficou conhecido só por aqueles poucos minutos em que entrou no trem e foi baleado", acrescenta o roteirista. "Mas muito pouco se soube sobre quem ele era."


Assista ao trailer do filme!




Em Teresina, você confere “Jean Charles” na sala 05 dos cinemas do Teresina Shopping. Com sessões às 15h20, 17h20, 19h20 e 21h20. Confira preços e horários de funcionamento dos cinemas aqui!

Como chegar ao Teresina Shopping:



Além de virar um filme, o episódio do assassinato do imigrante brasileiro Jean Charles pela polícia de Londres também está sendo transformado em peça de teatro, informou o site da BBC.

O espetáculo "Stockwell: the inquest into the death of Jean Charles de Menezes" (Stockwell: o inquérito sobre a morte de Jean Charles de Menezes) está sendo montado por uma companhia londrina e terá sua estreia em 21/06/09no Landor Theatre, no bairro de Clapham.

O teatro fica a apenas algumas quadras da estação de metrô Stockwell, onde o jovem brasileiro foi morto.


Notícias sobre o caso:
Caso Jean Charles: policiais estavam 'fora de controle'
Nenhum policial será processado pela morte de Jean Charles
Entenda o veredicto de inquérito sobre o caso Jean Charles



Por Milena Pessoa

milenapessoa@gmail.com



Comente!

Read More »»

Ambulantes já começam a ser retirados do centro de Teresina

.
0 impressões

Marcada para as 8h30 da manhã de hoje (26) reunião entre o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes e a Comissão de ambulantes. A reunião era para ter acontecido nesta quinta (25), mas como o prefeito estava com a a agenda lotada, acabou não recebendo os representantes da categoria. O fato provocou revolta entre os ambulantes, que acabaram fazendo protesto e tumulto em frente à prefeitura municipal.

Neste momento, na prefeitura, Sílvio Mendes aguarda cinco representantes da Comissão para dar início à reunião e realizar uma negociação sobre a retirada de todos os camelôs do centro de Teresina. Enquanto isso, alguns ambulantes já começaram a ser retirados sem a necessidade de força policial.

(Atualização às 12:13)

Sílvio Mendes recebeu uma comissão de vereadores de Teresina e representantes dos ambulantes da cidade para uma reunião no Salão da Prefeitura, às 9h da manhã. Entre os vereadores estava o presidente da Câmara, Renato Berger (PSDB), além de Rosário Bezerra (PT), R. Silva (PP), Décio Solano (PT), Edvaldo Marques (PSB) e Rodrigo Martins (PSB). Estavam presentes também o secretário de Planejamento Augusto Basílio e o de saúde Firmino Filho.

Antes mesmo de a reunião começar, o clima já era tenso porque muitos ambulantes estavam protestando do lado de fora do prédio da prefeitura. Eles reclamavam que queriam assistir à reunião junto aos cinco representantes dos camelôs, entre eles, o presidente do sindicato dos Ambulantes, Zenon Nogueira. Os manifestantes alegaram que o prefeito estava com medo, mas os vereadores e funcionários da prefeitura tentaram argumentar que era apenas uma forma de organizar a reunião, pois no salão não caberiam tantas pessoas. Houve um acordo e a reunião começou com oito representantes dos comerciantes informais, porém os mais exaltados foram impedidos de adentrar no prédio da prefeitura municipal de Teresina.

CONFIRA O CLIMA DE TENSÃO NA FRENTE DA PREFEITURA NESTA MANHÃ: VEREADORES RODRIGO MARTINS E ROSÁRIO BEZERRA TENTARAM ENTRAR EM ACORDO COM ALGUNS MANIFESTANTES.




O prefeito Silvio Mendes relembrou datas como o ano de1989, quando houve o I Fórum sobre o centro da cidade de Teresina e em 2007 foram iniciadas as obras do Shopping da Cidade, que será inaugurado na próxima segunda-feira, 29/06/2009. Segundo o prefeito, a questão do Shopping e dos ambulantes não é política, mas administrativa (enquanto ele falava, o barulho da manifestação o atrapalhava e irritava).

Sílvio Mendes explicou a demora na construção da estrutura no argumento de que parte dos recursos que deveriam ser injetados no Shopping (aproximadamente R$ 12 milhões) foram “redistribuídos”, para não dizer desviados, para o financiamento da obra do metrô da cidade, cuja importância, na opinião dele, é inquestionável. O Shopping custou R$ 16,5 milhões e, de acordo com o prefeito, não há reparos a ser feitos em questão de infraestrutura, apenas detalhes que podem ser facilmente resolvidos nos mais de 14.000 m² de área construída. “É natural que tenham algumas dificuldades”, afirmou Silvio, garantindo a busca de soluções para os problemas.

Quanto aos cadastros, Sílvio garantiu que eles foram feitos de forma absolutamente transparente e que, na época em que ele foi feito, eram 1760 ambulantes – sendo que, atualmente, no Shopping , são 1915 contemplados (155 a mais).

CONFIRA ALGUNS DADOS DO SHOPPING!

• 1915 comerciantes transferidos
• 07 lojistas (Supermercado, farmácia, banca de revistas, perfumaria, papelaria, fotocopiadora e salão de beleza)
• 03 prestadores de serviço público (Cepisa, Agespisa e Correios)
• 01 agência bancária (Banco do Brasil)

Para o prefeito da capital piauiense, o Shopping da Cidade precisa ser auto sustentável porque ele já foi construído com dinheiro público e a “população não pode pagar para manter ele” porque “não é razoável que essa despesa venha para o poder público”. Ele fez questão de frisar que não houve criação de cargos públicos para a administração do Shopping.


Os vereadores presentes levantaram questionamentos sobre a estrutura so Shopping da Cidade. Um dos pontos tocados foi a questão dos ventiladores, que amenizariam o calor. A quantidade de orelhões, bebedouros e banheiros disponíveis também foi colocada em pauta. Sílvio admitiu que não sabia da proporcionalidade dos banheiros e de outras estruturas e, a respeito dos ventiladores, dizendo apenas que, confiava no projeto arquitetônico elaborado para a obra e que, na estrutura do prédio, só a administração do Shopping poderá tomar providências, mas ressaltou: "Eu não vejo nenhum impedimento para fazer adequações". Ele, apesar de isentar-se dessas questões, justificou que ventiladores e sistema de climatização com vapor d'água seriam ideais, mas tinha como fazer aditivos no projeto original.


Décio Solano pediu que o prefeito considerasse uma proposta de carência entre 2 e 3 meses para os ambulantes, por conta das despesas de instalação no Shopping. Já o vereador R. Silva pediu explicações sobre como será a fiscalização para ambulantes não ocuparem os espaços dos que foram transferidos dos calçadões.


O prefeito de Teresina disse que, sobre a carência, seria um ponto a ser analisado e, quanto à fiscalização, ele conta com a compreensão do que já foi discutido com a população. Ele admitiu que não achou ainda soluções para definir ao certo como será o processo de fiscalização, mas que é preciso arranjar meios. Mendes também colocou que será viabilizado o monitoramento do centro da cidade, através de câmeras de segurança.


Sílvio Mendes já deixou agendada uma reunião com representantes de ambulantes que vendem água de coco em carrinhos próprios e da classe dos artesãos da Praça Rio Branco, a ser feita na segunda-feira (29) às 11:30h, na prefeitura de Teresina. Sílvio achou conveniente resolver o caso desses dois grupos, especificamente, que, segundo ele, apresentaram argumentos e propostas "simpáticas".


Silvio propôs soluções como transferências provisórias para a Praça do Fripisa - o que não agradou aos ambulantes, que argumentam a falta de movimento no local. Outra alternativa, segundo o gestor, seria a recuperação de um prédio interditado pelo Corpo de Bombeiros e que foi cedido em parte ao Detran-PI: seria feita uma parceria entre prefeitura e Detran. Outra solução, na visão dele, seria a ocupação do prédio do INSS, caso o órgão cedesse a área, mas o vereador Renato Berger manifestou-se, de imediato, alegando que já tentou essa possibilidade e que o INSS não cederia a área. A outra "solução" seria o aluguel de um terreno na avenida Maranhão para os não contemplados: na visão de Silvio, eles não ofereceriam concorrência ao Shopping da Cidade.


A desocupação da Praça Rio Branco e das ruas Álvaro Mendes e Simplício Mendes já foi iniciada - essa é a primeira etapa do processo de revitalização do centro de Teresina. A data de inauguração do Shopping foi mantida e não haverá adiamentos, segundo Silvio Mendes.


VEJA FOTOS DE RUAS QUE JÁ COMEÇARAM A SER DESOCUPADAS NO CENTRO!



VEJA UM TRECHO DO QUE SÍLVIO MENDES FALOU DURANTE A REUNIÃO COM VEREADORES E CAMELÔS!




Notícia relacionada
Tumulto na entrada do Shopping da Cidade




Reportagem e Edição:
Tamires Coelho

tamirescoelho@hotmail.com


Comente esta matéria

Read More »»

Confira as notícias da quinta (25)

.
0 impressões


Read More »»

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Piauiense ganhador do DOCTV estreia hoje em rede nacional

. quinta-feira, 25 de junho de 2009
0 impressões

O jornalista e fotógrafo Luciano Klaus traz para o público, na TV Brasil, nesta quinta-feira (25/06), às 23h, o documentário “Divino Encanto”. O filme foi um dos ganhadores do Programa DOCTV IV (Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro), que tem como objetivo patrocinar, orientar e possibilitar a execução de documentários de produção independente em todo o país.

O filme aborda o misticismo que envolve os cantadores do Divino do sertão piauiense, um dos locais onde essa manifestação cultural e religiosa se mantém bastante presente como cultura no cotidiano dos moradores da região.

O personagem principal é Zeca Tatu. Caminhando e cantando, o sertanejo leva a imagem do Divino e uma bandeira vermelha às casas que encontra pelo caminho. “É a fé popular no seu sentido mais puro”, diz o cineasta.

Veja trechos do filme no vídeo!



Klaus conheceu a Festa do Divino há três anos, em uma viagem a Amarante. “A rebeca, a cuíca e a viola, além do canto do sertanejo, tornaram a noite memorável”, conta o diretor.

Segundo ele, o documentário “Divino Encanto”, sua 1ª experiência áudio-visual, foi uma tentativa de juntar música e imagem, duas paixões muito presentes em sua vida.

Confira onde você pode assistir à produção:

Quinta (25/06), na TV Brasil (canal 03 para quem possui antena parabólica), às 23h
Sexta (26/06), na TV Antares / TV Cultura (canal 02, tv aberta), às 22:40
Terça (30/06), reprise na TV Brasil, às 23h

Para saber mais sobre o DOCTV acesse:
http://www.irdeb.ba.gov.br/doctv/regulamento.html

Por Milena Pessoa
milenapessoa@gmail.com

Read More »»

Senador coleta 40 assinaturas para PEC que exige diploma de Jornalismo

.
0 impressões

Para que uma proposta de emenda à Constituição (PEC) fosse, no mínimo, cogitada no Senado, seriam necessárias pelo menos 27 assinaturas. Seria, sob alguns aspectos, um número difícil, mas não impossível: foi o que provou Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). O senador sergipano surpreendeu a todos e conseguindo 40 assinaturas a favor da apresentação de uma PEC exigindo diploma de curso superior de Comunicação Social para o exercício do Jornalismo no Brasil.


A proposta quer que o exercício da profissão de jornalista seja exclusivo aos portadores de diploma de curso superior em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Além disso, o diploma deverá ser expedido por curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Um parágrafo único vai garantir a exigência em âmbito facultativo do diploma no caso de colaboradores.


Maurício Corrêa, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou “ser possível tornar obrigatória a exigência do diploma por meio de emenda constitucional”. No entanto, ele alerta para o risco de a iniciativa ser interpretada como repreensão à decisão do STF. O Supremo, na semana passada, dispensou a obrigatoriedade do diploma para o exercício profissional de jornalista.


O senador Antonio Carlos Valadares solicitará audiências públicas na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ) do Senado, com representantes de associações e federações de jornalistas e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de estudantes e jornalistas. De acordo com Valadares, a intenção principal dessas audiências será o aperfeiçoamento do texto da PEC.



Reportagem e Edição: Tamires Coelho

tamirescoelho@hotmail.com

Read More »»

segunda-feira, 22 de junho de 2009

“Essa decisão é um estupro à democracia do país”, afirma deputado sobre decisão do Supremo

. segunda-feira, 22 de junho de 2009
0 impressões


No protesto ocorrido na manhã desta segunda-feira (22), em Teresina, estava o deputado estadual Fábio Novo, que é presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, além dos universitários, jornalistas, professores e simpatizantes da causa. O deputado petista é jornalista e declarou ser totalmente contra a decisão da não obrigatoriedade do diploma jornalístico. Ele ainda declarou, quanto a essa decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que “essa decisão é um estupro à democracia do país”.
Manifestantes saíram, em passeata, vestidos de preto e com narizes de palhaço, cartazes, adesivos e gritos de protesto desde a concentração – em frente ao Supermercado Bompreço da avenida Frei Serafim – até a Assembleia Legislativa do estado do Piauí (ALEPI). Ao chegar à ALEPI, eles concentraram-se na galeria do plenário, onde já havia uma discussão voltada ao assunto – provocada pelo deputado Fábio Novo.

Além de Novo, posicionaram-se a favor da causa os deputados Leal Júnior (DEM), Antonio Uchoa (PDT), Warton Santos (PMDB), Deusimar Brito (PSDB), Lilian Martins (PSB) e Flora Izabel (PT), dentre outros.

O parlamentar Fábio também frisou que a maior Corte do Brasil também é passível de erros. Ele enfatizou a necessidade da formação técnica por parte dos profissionais da are de Jornalismo e que, somente na Universidade, adquire-se condições necessárias para o exercício da atividade jornalística. "A profissionalização e o curso trouxeram considerável melhoria à produção jornalística do estado”, comentou o deputado petista sobre os 25 anos de criação do curso de Jornalismo na Universidade Federal do Piauí.

Fábio Novo também relembrou, em seu discurso, que muitos estudantes se endividaram junto a financiamentos de cursos em faculdades particulares para obterem uma formação que hoje está sendo desvalorizada, diante da não obrigatoriedade do diploma. Para ele, a decisão do STF leva o jornalismo de volta a um estágio pré-histórico e exemplifica essa tese com a produção noticiosa de correspondentes de portais no interior do estado, que, segundo ele, têm muita dificuldade em escrever seus textos dentro dos padrões jornalísticos justamente por não ter a formação acadêmica.

O deputado também colocou como conseqüências dessa ação errônea dos ministros a queda do piso salarial do jornalista e a redução da qualidade dentro das redações.

“Imagine um advogado, como o Gilmar Mendes, não precisar ter o diploma de advogado e não ter o estudo que ele teve pra ser ministro do Supremo Tribunal Federal. Pela ótica do Gilmar Mendes, diz a Constituição que eu, Fábio Novo, posso fazer o meu Habeas Corpus de mão e entregar... Imagine se a classe dos advogados vai aceitar que nós não tenhamos mais a exigência para o diploma do advogado”, criticou o parlamentar. Ele argumentou que, apesar de a Constituição oferecer a qualquer um o poder de fazer o próprio Habeas Corpus, ninguém o faz por falta de conhecimentos técnicos mais específicos, que cabem aos profissionais de Direito. “Não é diferente no jornalismo”, acrescentou.

CONFIRA O ÁUDIO COM UM TRECHO DO DISCURSO DO DEPUTADO ESTADUAL FÁBIO NOVO NA ASSEMBLEIA!


Reportagem e Edição: Tamires Coelho
tamirescoelho@hotmail.com

Read More »»

Manifestantes vão às ruas em capitais brasileiras protestar pela regulamentação do Jornalismo

.
0 impressões

Manifestações movimentaram várias capitais do país nesta segunda-feira (22 de junho). Estudantes e profissionais ligados ao jornalismo saíram às ruas em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília e em Teresina para protestar contra a extinção da exigência do diploma jornalístico pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e pedir pela regulamentação da profissão de Jornalista.



SÃO PAULO

Em São Paulo, segundo a Polícia Militar, estudantes reuniram-se às 10h, em frente ao metrô Consolação, na Avenida Paulista, e dirigiram-se ao hotel Renaissance, na região central de São Paulo, onde o presidente do STF, Gilmar Mendes, esteve às 12h para fazer palestra a empresários.


Estavam lá cerca de 120 estudantes da capital e de Campinas-SP, a maioria com narizes de palhaço. Muitos estavam de avental e de chapéu de cozinheiro, levaram panelas e colheres de pau. Alguns deles reuniram-se em círculo para "cozinhar" para o ministro, que chegou a comparar jornalistas a cozinheiros ao apresentar seu voto, no plenário do STF, na semana passada.


RIO DE JANEIRO

Na manhã desta segunda-feira (22), profissionais e estudantes de jornalismo protestaram contra a decisão do STF vestidos de preto, carregando diplomas e faixas. Representantes da categoria partiram da sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), passaram pela Câmara dos Vereadores, na Cinelândia, e encerraram o ato em frente ao Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).


BRASÍLIA

A capital nacional foi outro ponto de protestos contra a decisão do STF. Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Romário Schettino, a determinação confunde prática jornalística com emissão de opiniões. A manifestação reuniu estudantes, jornalistas e sindicalistas ligados à categoria, em frente ao Supremo.


TERESINA

Um manifesto contra a decisão do Supremo Tribunal Federal – quanto a não obrigatoriedade do diploma de jornalista – e com objetivo de regulamentar a profissão jornalística reuniu centenas de pessoas no Centro de Teresina-PI, na manhã desta segunda-feira (22/06). Estudantes, professores, profissionais da categoria e simpatizantes da causa uniram-se em um protesto marcado por uma passeata que parou a avenida Frei Serafim, uma das vias mais movimentadas da capital, e se estendeu até a Assembleia Legislativa.


Jornalistas de grande visibilidade local como Cláudia Brandão, Zózimo Tavares e Fenelon Rocha estiveram na manifestação junto a autoridades como o presidente do Sindicado dos Jornalistas do Piauí (Sindjor-PI), Luís Carlos Oliveira, o diretor da Famepi (Federação das Associações de Moradores do Estados do Piauí), Raimundo Barbosa, o presidente da OAB-PI, Norberto Campelo e o deputado estadual Fábio Novo (PT) – que também é jornalista.

Os manifestantes estavam vestidos de preto, em sinal de luto pela decisão do STF, e com narizes de palhaço. Alguns, além de exibir cartazes de protesto, também estavam com utensílios de cozinha, em alusão à comparação que o presidente do STF, Gilmar Mendes, fez entre jornalistas e cozinheiros.




CONFIRA ABAIXO O DOCUMENTO (NA ÍNTEGRA) PRODUZIDO POR ESTUDANTES DE JORNALISMO DISTRIBUÍDO DURANTE O PROTESTO EM TERESINA!


STF NÃO REGULA!

A QUEDA DO DIPLOMA NÃO FOI O INÍCIO

Antes da decisão pela não obrigatoriedade do diploma jornalístico, caiu a Lei de Imprensa, que era a única regulamentação constitucional que legislava sobre os danos morais causados por um mau exercício do jornalismo. Muitos pontos dela serviram à censura da ditadura militar, é verdade. Mas antes de esperar uma proposta de uma nova lei para regular o setor que partisse do próprio jornalismo, o Supremo Tribunal Federal aproveitou a insegurança jurídica para desqualificar “nos termos da lei” a profissão a nível acadêmico. A decisão enfraqueceu politicamente tanto a Federação Nacional do Sindicato dos Jornalistas – FENAJ, quanto às entidades civis organizadas da área de comunicação, além de ter desfocado a problemática das comunicações no Brasil hoje apenas à questão do diploma no jornalismo, acirrando rivalidades entre jornalistas e comunicadores.


DIFERENÇAS ENTRE COMUNICADOR E JORNALISTA
Jornalismo é uma profissão que consiste em lidar com notícias e divulgação de informações factuais. O Jornalismo é uma atividade de Comunicação, mas nem todo comunicador é um jornalista. A categoria dos jornalistas está lutando pelo reconhecimento das especificidades do seu trabalho, sem diminuir a importância das demais funções relacionadas à Comunicação. Os radialistas comunitários, os blogueiros e demais comunicadores que não possuem curso superior em Jornalismo não são inferiores aos graduados pela ausência de um diploma. No entanto, é necessário que seja estabelecida a diferença entre os trabalhos de cada um deles.

CASSAÇÃO DO DIPLOMA BASEADA EM UMA ARGUMENTAÇÃO FRÁGIL
Em seus argumentos fracos, todos os ministros do Supremo Tribunal Federal demonstraram o quanto uma formação aprofundada por um método científico em comunicação e jornalismo faz falta no direito. O argumento do relator do julgamento, o senhor Ministro Gilmar Mendes, ilustra bem isso: “O jornalismo é a própria manifestação e difusão do pensamento e da informação de forma contínua, profissional e remunerada”. Ora, se usarmos o critério de definição de jornalismo do STF, podemos dizer que inclusive um professor é, a rigor, um jornalista. Dar aula em uma escola não deixa de ser uma manifestação de pensamento e da informação de um professor para uma classe de alunos de forma contínua, profissional e remunerada. Da mesma forma, fomos mal defendidos pelo único voto ao nosso favor: o do Ministro Marco Aurélio, que argumentou que o jornalista “deve contar com técnica para entrevista, para se reportar, para editar, para pesquisar o que deva estampar no veículo de comunicação”. Não é só a técnica: E a reflexão sobre a técnica usada? Está alcançando realmente o que se propõe que seja jornalismo? É esse tipo de reflexão sobre a técnica que a ciência em comunicação se propõe a fazer.

OS ESTUDANTES DE JORNALISMO SÃO OS MAIS PREJUDICADOS
Se o processo de estágio sofre todas as explorações que já conhecemos, imagine agora: quantos órgãos públicos vão abrir concurso, se qualquer pessoa que escreva que eles conheçam pode ser considerado jornalista? E o processo de seleção nas empresas: se já corriam o risco de beneficiar os “parentados” ao invés de alguém que reconhecidamente se esforçou e se dedicou a todo um aprendizado, agora ficou muito pior. Qualquer um pode exercer aquele cargo no lugar de quem se descabelou no vestibular pra estar ali, porque nem há mais impedimento legal para isso! Todos sabem que EM NENHUMA PROFISSÃO a simples posse de um diploma não garante que alguém seja um bom ou mau profissional na área em que é formado. O conhecimento que temos a oportunidade de aprender, tanto no batente quanto na Universidade, é que faz a diferença. Porém, os que aprendem primeiro na Universidade terão seu direito de exercer no batente prejudicados.

É PRECISO REGULAMENTAR PRIMEIRO A COMUNICAÇÃO
Acontece que, agora, quem precisa de reformulação é o Código de Ética dos Jornalistas: se no mínimo dez delegações de sindicatos proporem uma modificação alegando necessidade de atualização jurídica, há a possibilidade de se apressar o que a FENAJ chama de Congresso Nacional de Jornalistas. Porque não reclamar de uma vez, em conjunto jornalistas (diplomados ou não), comunicadores e sociedade civil organizada pela mais que adiada Conferência Nacional de Comunicação, evitada pelos grandes empresários do setor desde ano retrasado, para que as renovações de concessões públicas de rádio e TV beneficiassem os mesmos grupos empresariais de mais de 20 anos atrás, às escondidas? A Corte Suprema deixou os jornalistas à mercê dos interesses das empresas empregadoras ainda mais: os veículos de comunicação decidirão quem poderá ser jornalista ou não, a partir de agora. Desqualificados a Academia e o Sindicato, quem sai ganhando não é nem a liberdade de imprensa nem a de expressão: é a liberdade de empresa.

*O CACOS (Centro Acadêmico de Comunicação Social da UFPI) convoca toda a sociedade, em especial os alunos e profissionais de Comunicação e Jornalismo, para participar de um debate junto à comunidade acadêmica e representantes do sindicato, no dia 25 DE JUNHO, às 16h, no auditório do CCE (Centro de Ciências da Educação).

PELA AUTOREGULAMENTAÇÃO DA COMUNICAÇÃO!



CONFIRA MAIS DETALHES SOBRE OS PROTESTOS!
Jornalistas protestam no Rio contra fim da exigência de diploma
Estudantes de jornalismo protestam contra Gilmar Mendes
Estudantes protestam por diploma de Jornalismo no RS
Protesto contra decisão do STF reúne estudantes de jornalismo
Jornalistas fazem manifestação contra decisão do STF
Jornalistas protestam contra o STF e saem às ruas
Fenaj organiza manifestações contra fim da exigência do diploma no jornalismo
Protesto marca a insatisfação dos jornalistas com a decisão do STF

*(Fotos da matéria referentes à manifestação em Teresina)

Reportagem e Edição: Tamires Coelho
tamirescoelho@hotmail.com

Read More »»