sexta-feira, 26 de junho de 2009

Vírus da gripe suína chega ao Piauí e já há casos confirmados

. sexta-feira, 26 de junho de 2009

O vírus da gripe Influenza A (a popular gripe suína) chegou ao estado do Piauí: dois casos foram confirmados, no final da noite desta quinta-feira (25/06), pela secretaria estadual de Saúde. Exames realizados no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, detectaram os casos e o estado, hoje, já tem quatro casos da influenza A (H1N1), que estão sob monitoramento no HDIC (Hospital de Doenças Infecto Contagiosas).

Segundo o secretário municipal de saúde de Teresina, Firmino Filho (PSDB), os dois casos confirmados são pessoas que chegaram, recentemente, da Argentina. Filho alega que já é de conhecimento geral que a gripe suína não impõe riscos maiores que o de uma gripe comum e, se o HDIC está preparado para gripes sazonais, estará preparado para cuidar destes dois casos.

O secretário Firmino Filho dispensa alertas

O secretário afirmou à nossa reportagem que a população de Teresina não deve temer esse novo vírus. Alardes como os que foram feitos no México são desnecessários, de acordo com Firmino Filho: “Talvez o problema do México tenha sido muito menos o vírus da gripe suína e muito mais o sistema de informação deles”, declarou.

Em nota oficial, a secretaria estadual de Saúde informou que, além dos dois casos confirmados, foi descartado um caso. O município de Teresina foi responsabilizado por monitorar as pessoas que tiveram contato próximo com os pacientes infectados. Quatro outros casos suspeitos tiveram amostras de secreções respiratórias enviadas para análise laboratorial no Instituto Adolfo Lutz.

O órgão estadual afirmou que, tanto os casos confirmados quanto os suspeitos estão em isolamento domiciliar e foram atendidos pelo Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella. A identidade dos pacientes permanece em sigilo para evitar constrangimentos.

CONFIRA OS NÚMEROS DO QUADRO INFLUENZA A (H1N1) NO PIAUÍ

Casos Confirmados: 2
Casos Suspeitos: 4
Casos Descartados: 5
Total: 11

CONFIRA O ÁUDIO ABAIXO COM A DECLARAÇÃO DO SECRETÁRIO DE SAÚDE DE TERESINA!



CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO!

Gripe suína já registra 60 mil casos e 263 mortos no mundo; em Apucarana há dois monitorados
Hospitais de SP descumprem protocolo de gripe suína; país tem 399 casos
Gripe suína chega ao Piauí e Picos se preocupa
Entenda tudo sobre a gripe suína
Piauí tem dois casos de gripe suína confirmados

Alerta total: Confirmados dois casos de gripe suína no Piauí

Reportagem e Edição:
Tamires Coelho

tamirescoelho@hotmail.com

0 impressões:

Postar um comentário

Aqui, a sua opinião é essencial!