sexta-feira, 26 de junho de 2009

Pesquisa afirma: brasileiro está lendo mais

. sexta-feira, 26 de junho de 2009

Segundo pesquisa do Instituto Pró-Livro, realizada no fim de 2008 e início de 2009, o brasileiro está lendo mais. A médio ficou em torno de 3,7 livros por ano. A pesquisa mostrou também que os jovens têm contribuído para este fato. Atualmente, crianças e adolescentes leem em média 26,6 livros por ano, duas vezes mais que os adultos.

Retratos da leitura no Brasil



Quanto a isso, o proprietário de uma livraria localizada no centro de Teresina, Leonardo Dias, afirma que o interesse dos jovens ultrapassa os livros “da moda”. “Eles (jovens) estão ficando nisso. Esse é o primeiro passo pra, depois da leitura de três, quatro livros, eles entrarem no mundo da literatura, da filosofia”, garante Dias.


Já o professor e escritor Luiz Romero ressalta a importância de todos os tipos de leituras. “Eu sou muito otimista com a leitura. Acho que até a leitura errada é proveitosa. Mesmo a leitura de entretenimento, diletante, digamos assim, ela é proveitosa. (...) Se você não puder ler um Dante, leia um A Cabana. (...) O importante é ler”, conclui Romero.


Férias


As férias podem estimular os jovens e crianças à leitura. Pois durante este período o tempo livre é maior.


Com relação à faixa etária, especialistas recomendam que os pais realizem a leitura para crianças de um e seis anos. Para crianças de seis a oito anos, o ideal é que sejam incentivadas a fazer a leitura de pequenas frases e parágrafos. Já a partir de oito anos é recomendado que a leitura seja estimulada, com o intuito de proporcionar prazer e não ser associada a uma obrigação.


Site oficial do Instituto Pró-Livro


Confira dicas de leitura

Dicas de leitura e Indicações de livros

10 Dicas de Leitura de Livros de Ficção Científica


Elinara Barros

elinarabarros@gmail.com




0 impressões:

Postar um comentário

Aqui, a sua opinião é essencial!