sábado, 24 de outubro de 2009

Piauiense vence prêmio Itaú Cultural na categoria Web-reportagem

. sábado, 24 de outubro de 2009
0 impressões

O Itaú Cultural divulgou nesta sexta-feira (23/10) os selecionados do concurso Rumos Jornalismo Cultural 2009-2010, e entre os doze universitários selecionados está a estudante do curso de Comunicação Social - Jornalismo Elinara Barros, da Universidade Federal do Piauí. Elinara ganhou na categoria Web-reportagem, através do blog Seu Agenor e conservação do folclore piauiense.

Ao todo, ganharam o prêmio em diversas categorias doze estudantes de graduação e oito professores de Comunicação Social, entre 285 inscrições de 125 faculdades de todo o Brasil. Entre as peculiaridades da edição 2009-2010 do Rumos Jornalismo Cultural está a faixa etária dos selecionados, que diminuiu em relação à edição anterior.

"Ganhar esse prêmio está representando muito na minha vida, principalmente, pelo fato de ser um concurso nacional e pela importância da instituição, que é conceituada em todo o país. É poder perceber que esses anos na universidade não foram em vão e que apesar de todas as dificuldades a gente ainda consegue lutar para conquistar nossos objetivos", afirmou Elinara Barros. "Ver meu nome naquela lista foi muito bom! Incrível!", admitiu a estudante de Comunicação Social.

A aluna agradece à disciplina Webjornalismo, que cursou na UFPI, e a um dos professores da instituição. "Sem dúvida, a experiência que tive durante a disciplina de webjornalismo foi importantíssima para a realização do trabalho que enviei ao concurso. Os ensinamentos do professor Orlando Berti foram cruciais. As dicas, broncas e elogios, que estavam sempre presentes nas aulas dele, foram de suma importância. Alimentar durante um semestre o http://jornalight.blogspot.com/ foi muito bom, muito proveitoso. Foi a partir do trabalho que realizei no blog da disciplina de webjornalismo que pude ter uma noção maior de como realizar o trabalho inscrito no concurso", disse Elinara.

Para a estudante de Jornalismo, participar desses concursos é importante para obter mais experiência, perceber o que está sendo produzido no Piauí e em outros estados. Ela explica que colocar em prática o que é visto na teoria é outro ponto que esse tipo de concurso oferece e que é muito interessante poder mostrar o Piauí.

O trabalho premiado foi sobre uma personagem piauiense, Seu Agenor, e o trabalho que ele realiza nos bairros Risoleta Neves, Real Copagre e Buenos Aires, zona Norte de Teresina. "Simplesmente adorei entrevistá-lo. É incrível a paixão dele pelos ensinamentos de pífano, de teoria música e formação das crianças e adolescentes na música. Fica mais fácil fazer algo que você sente prazer. Acho que esse foi o diferencial do meu trabalho", acrescentou a graduanda.

Entre outros benefícios, os estudantes selecionados terão participação exclusiva no Laboratório On-Line de Jornalismo Cultural em 2010, com bolsa mensal e orientação de um editor de cultura, com o objetivo de realizar uma matéria especial na categoria em que inscreveu a reportagem selecionada, para ser publicada na revista multimídia ":singular". Além disso, os estudantes e as bibliotecas das respectivas faculdades receberão livros sobre jornalismo e cultura.

Edição e Reportagem: Tamires Coelho
tamirescoelho@hotmail.com

Read More »»