terça-feira, 2 de junho de 2009

Notícias desta terça (03)

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Festival traz músicos renomados ao Piauí

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O Festival de Inverno acontecerá nos dias 11, 12, 13 e 14 de junho de 2009, na cidade de Pedro II (195 km de Teresina). O tema deste ano é “Afinado com tudo que é bom”. Dentre as principais atrações, estão João Bosco, Zizi Possi e Ivan Lins.

Este evento atrai turistas de todos os lugares do país e tem como uma de suas principais características a reunião de vários estilos musicais e de artistas famosos e renomados em uma única época no ano, no interior piauiense.

O Festival já trouxe grandes nomes ao território piauiense, como Danilo Caymmi, Leila Pinheiro e Dominguinhos, consolidando-se na rota cultural brasileira. A elevação da qualidade do evento tem como objetivo o crescimento do festival e a atração de iniciativa privada, aumentando o número de patrocinadores.


CONFIRA O VÍDEO PUBLICITÁRIO DO FESTIVAL 2009!



Edição: Tamires Coelho
tamirescoelho@hotmail.com

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Shopping da Cidade: o novo centro de compras não agradou a todos

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O Shopping da Cidade, um centro de compras voltado para artigos e produtos comercializados nos populares “camelôs”, deverá ser inaugurado dia 29 de junho em Teresina-PI. Os ambulantes terão a oportunidade de sair das ruas e ter seu próprio espaço de comércio. Mas será que todo mundo concorda com isso?!


Mesmo com a promessa de uma economia comercial mais dinâmica, através do aumento de investimentos de lojas e geração de empregos, há grupos de ambulantes e clientes que não concordam com a mudança.

Augusto Basílio, secretário de Planejamento de Teresina, explicou à nossa equipe que o Shopping é parte do projeto de requalificação do Centro da capital piauiense. O secretário mostrou a quantidade de bagagem transportada no monte e desmonte das bancas. Ele nos informou que a rua Álvaro Mendes e a praça Rio Branco estão entre os locais com maior quantidade de ambulantes.

Segundo o presidente do sindicato dos Ambulantes, Zenon Nogueira, “Dia 06 de junho haverá o sorteio dos boxes. A partir desse sorteio, cada ambulante terá o acesso ao seu box para adaptá-lo da forma que quiser, pintar, o que eles acharem necessário”. Logo depois da transferência dos vendedores ao local, as ruas Simplício Mendes e Álvaro Mendes serão fechadas para reforma.



Carmen Neudélia, integrante da secretaria de Planejamento do município, afirmou que, para trabalhar no Shopping, o critério básico de participação do cadastro era que eles fossem camelôs em 2006, quando foi feita a contagem para o projeto do Shopping, e permanecessem ambulantes durante esse intervalo, entre contagem e estruturação do Shopping. Carmen garantiu que, durante esses três anos, houve monitoramento dos inscritos no cadastro.

Saiba mais detalhes da estrutura
• O Shopping oferecerá serviços de supermercado (loja âncora que ainda não está definida), papelaria, fotocopiadora, farmácia, terminais da Caixa Econômica e do Banco do Brasil, e outros serviços com objetivo de atrair as pessoas para o local, porém nenhum desses serviços paralelos poderá concorrer com as atividades dos camelôs;
• O centro de compras terá uma entrada pela avenida Maranhão e outra pela praça da Bandeira. Será mantido o “conceito de rua”, havendo acessos em todas as laterais do prédio, além das entradas principais;
• Haverá um sistema de grades que farão a proteção do local no período noturno;
• Os serviços terceirizados serão custeados pelos permissionários (camelôs) que trabalharão ali. O Shopping vai ser auto-sustentável, mantendo-se por conta própria.
• Em todos os pisos haverá todas as variedades possíveis de mercadoria;
• No 1º piso ficarão a loja âncora, o centro de atendimento da Cepisa, a Agespisa e os serviços dos Correios;
• Já no 2º piso, haverá uma praça de alimentação, uma banca de revistas, uma farmácia e uma perfumaria;
• As lojas “formais” vão pagar para estar no Shopping, enquanto os ambulantes só vão pagar o condomínio – arrecadação que ajudará na manutenção financeira do Shopping da Cidade;
• Haverá banheiros em todos os andares – masculinos, femininos e para deficientes físicos – localizados na mesma direção, independentemente de qual seja o piso;
• Serão sorteados 540 boxes 1,80m x 1,50m para cerca de 1100 comerciantes;
• Caso o ambulante não ganhe no sorteio desses boxes maiores, eles ficarão com os de 1,50m x 1,50m;
• Serão 35 pontos de alimentação direcionados a camelôs que vendem comida no Centro, principalmente os que ficam na praça Rio Branco. O pessoal que tinha lanchonetes no terminal rural, e que foram remanejados pela prefeitura para trailers em um canteiro central, vai ter preferência para ocupar a ilha central da praça de alimentação. Eles farão a comida em casa, mas terão condições de manutenção da comida refrigerada ou aquecida, atendendo a todas as exigências da Vigilância Sanitária;
• Haverá uma sala multiuso para diversos eventos;
• Escadas rolantes e elevadores estão dispostos em todos os pisos, para facilitar o deslocamento no centro de compras.
• Haverá um significativo fluxo de pessoas, já que o Shopping está localizado ao lado dum terminal de ônibus e terá, em breve, três pontos de desembarque direto do metrô.

Como fica quem não foi contemplado?
De acordo com Zenon Nogueira, depois do período do cadastro de camelôs, em 2006, chegaram mais ambulantes que já estavam conscientes de que não seriam integrados ao projeto. “Sempre existe um grupinho que quer reivindicar”, acrescenta ele, reclamando que muitos ambulantes chegam e não informam ao sindicato que estão trabalhando na categoria.

Para o presidente do sindicato, é preciso transferir os 1800 contemplados e elaborar alternativas relacionadas ao setor privado para os que não terão oportunidade no Shopping. Ele disse que esperar pelo setor público é muito arriscado, demora muito, mas que há muitos terrenos e casas velhas no centro da cidade, em áreas bem localizadas, terrenos, onde podem ser projetados mini shoppings e ser colocados ambulantes. Zenon propõe que, esses ambulantes pagariam uma taxa pelo uso do local, beneficiando a classe – com a organização de centros de compras –, e os proprietários do terreno – oferecendo a eles uma renda significativa.

Maria da Luz, ambulante que vende condimentos e tempero seco declarou: “Já tem mais de 40 anos que minha família trabalha aqui nesse Mercado Central e eu não vou ser contemplada! Já fiz a ficha, tudo. Tá tudo aqui, meus documentos, o cadastro (mostrando os papéis e comprovando sua condição de cadastrada). Eu já fui lá e o rapaz me disse que não tem condições de eu participar. Eu participei do curso, tudo a gente fez. E aí, na hora H, todos tão com o nome lá e o meu, da rua João Cabral, é o único que não ta. Eu queria saber como é que vai ficar minha situação né?! Pra muita gente ele prometeu ainda, mas pra mim não deu nem esperança! Talvez eu fosse pra dentro do mercado quando eles reformassem, quando é que ninguém sabe!”.
Ela enfatizou que quer uma alternativa: “Eu quero uma solução, ou de ir pro Shopping, ou de ir pra outro lugar... o que eu não quero é ficar no meio da rua!”.


Carmen Neudélia explicou que “Na verdade, houve um acréscimo de ambulantes que chegaram ao centro da cidade, depois do cadastramento e do início do projeto”. Ela afirma que tem um grupo de pessoas que hoje vendem produtos no centro da cidade que não vão para o Shopping, não estão habilitadas primeiro, porque não se inscreveram, segundo, porque chegaram depois no centro.

“Nós divulgamos uma listagem das pessoas que obedecem aos critérios, que estão habilitadas, portanto, a ocupar o Shopping e essa listagem foi divulgada no dia 22/05”, disse ela. Por isso, está havendo atendimento numa sala ao lado da prefeitura para esclarecimentos e informações entre 26/05 e dia 05/06, e também para confirmação de cadastro dos habilitados.


Irão para o shopping aqueles que vendem produtos diversos, que vendem comida e que vendem castanha. O critério básico era que eles fossem camelôs em 2006, quando foi feita a contagem para o projeto do Shopping, e permanecer ambulante durante esse intervalo entre contagem e estruturação do centro de compras. Houve um monitoramento, visitas ao centro da cidade, de uma comissão da secretaria de planejamento, banca por banca, para confirmar a condição de camelô das pessoas transferidas para o Shopping.

A criação do hábito de ir ao Shopping da Cidade

Carmen acredita na criação de uma cultura de ir ao Shopping da Cidade por parte da população, baseando-se nas estratégias de concepção do projeto.



A praça de alimentação será composta também por camelôs. “Eles serão orientados pela gestão do Shopping a desenvolver toda uma estratégia de atrativos para chamar o consumidor para este novo espaço de comércio”, disse Neudélia.


Augusto Basílio ratificou: “Quando o Shopping Teresina foi feito, o pessoal já ia praquela região?! O pessoal ia lá pro Riverside?! Passou a existir o hábito das pessoas irem pro Teresina Shopping, pro Riverside... Esse hábito vai ser adquirido facilmente. Vai ter toda uma estrutura de propaganda que a gente vai incentivar as pessoas a conhecerem o Shopping e ai se tornar um hábito a necessidade de comprar produtos populares”.


As vantagens da estrutura do novo centro de compras teresinense

Para João de Deus, ambulante que será beneficiado com um box no Shopping, o sindicato não tinha muita significância e representatividade. Agora, depois do Shopping, apareceu muita gente para concorrer às chapas do sindicato. “E o pessoal aqui ta muito contente com o Shopping. Lá, cada um vai pegar suas coisinhas, é só abrir a portinha e trabalhar. É muito atrativo, pra atrair a freguesia toda pra lá”, acrescentou.


O vendedor também disse que, nas outras cidades, quando o prefeito vai remover os camelôs de uma área, dá o prazo para que eles se retirem e, caso isso não ocorra, a polícia retira eles à força. Mas reforça que, em Teresina, será diferente: “Aqui não. O prefeito fez uma estrutura invejável. Fortaleza não tem desse jeito, que eu viajo para lá toda semana e não tem [...] Tô agradecido com esse presente que o prefeito deu pra nossa categoria”.


João de Deus frisa que haverá uma maior liberdade para os clientes fazerem compras. Ele atribui o desconforto dos calçadões ao excesso de pessoas em circulação, provocado pelo desemprego. “O pessoal sem poder trabalhar, não tem emprego, e vai pro meio da rua mesmo”.

Há quem, mesmo diante de tanta propaganda, não acredite nos benefícios

Entrevistamos a consumidora Sheila Cristina, enquanto ela fazia compras nos camelôs de um calçadão no centro teresinense.


“Eu acho que não vai melhorar porque vai dificultar pra eles, né?! Vai ficar um pouco ruim... Aqui, a gente ta aqui no centro, já passa por aqui. Eles indo para lá, vai ficar mais dificultoso para eles. A gente tem que se dirigir até lá. Vai ser bom e vai ser ruim ao mesmo tempo. Eles têm que ver o que eles acham melhor. Mas eu acho que vai ficar ruim”, concluiu ela.

Marcos Vinícius, ambulante há mais de sete anos no centro, reivindicou: “Sempre eu trabalhei com óculos, com artigos esportivos, confecções, mas o que eu to trabalhando hoje mesmo é com óculos e artigos de esportes. Infelizmente, eu to cadastrado, mas não fui apto a conseguir o ponto no Shopping [...] Vai ser ótimo por um lado e ruim pra outro, porque eles fizeram aqui um remanejamento de pessoas e nem todos foram contemplados com essa oportunidade de ir pro Shopping. Uns vão ganhar e outros não. Aí vai desfavorecer os que não foram. Enquanto não tiver o metrô vai ser um lugar que não vai ter movimento”.



O ambulante também aproveitou a entrevista para fazer denúncias. “Enquanto eles tão dando espaço para empresários, outras pessoas que tão precisando de oportunidade vão ficar fora. Se é uma coisa do município, por que as empresas se instalam?! Se for uma empresa pública, tudo bem, como a loteria para pagar contas, a Agespisa... Mas lojas que já tem várias pela cidade, pra quê que elas querem ter espaço se já têm em tantas regiões pelos bairros?!”, reclama.
“Eu acredito que o melhor é, temporariamente, ficar aqui (nos calçadões). Enquanto não tiver o metrô, com certeza o melhor é ficar aqui”, finalizou Marcos.

Quanto à denúncia de que lojas estariam tirando o espaço de ambulantes do Shopping da Cidade, o secretário de Planejamento disse “Que eu saiba não. O cadastro está sendo feito individual, com pessoas, com a ficha social feita”.

Augusto garante que a conclusão das obras do metrô serão agilizadas para não prejudicar o fluxo de clientes no Shopping. E ainda revidou: “Quando o Shopping Teresina foi feito, o pessoal já ia praquela região?! O pessoal ia lá pro Riverside?! Passou a existir o hábito das pessoas irem pro Teresina Shopping, pro Riverside... Esse hábito vai ser adquirido facilmente. Vai ter toda uma estrutura de propaganda que a gente vai incentivar as pessoas a conhecerem o Shopping e ai se tornar um hábito a necessidade de comprar produtos populares”.

CONFIRA OS ÁUDIOS ABAIXO COM ENTREVISTA A DOIS AMBULANTES

(O primeiro é com João de Deus e o segundo com Maria da Luz, ambos já citados no texto acima)







Edição: Tamires Coelho

tamirescoelho@hotmail.com

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Ministro da Defesa confirma: destroços são do AF447

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Nelson Jobim, ministro da Defesa, confirmou nesta terça-feira (02/06) que aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) encontraram partes da aeronave da Air France que caiu no oceano Atlântico, depois de decolar na noite de domingo (31/05) do Rio de Janeiro com 228 pessoas a bordo. Os destroços foram localizados a 1.200 km de distância da cidade de Recife.

"Não há a menor dúvida que os destroços são do avião da Air France", afirmou Jobim em entrevista coletiva no Rio de Janeiro, acrescentando que o avião caiu dentro das águas territoriais brasileiras, antes do limite marítimo de Dacar (Senegal).

Ao ser perguntado sobre a possibilidade de haver sobreviventes, Jobim disse: "Até o momento não foi encontrado nenhum corpo". O ministro, que se reuniu no Rio com familiares de brasileiros presentes no avião, assegurou que ainda não há vestígios das caixas-pretas do Airbus A330.

"Caixa-preta não bóia, estamos numa região de 2.000 a 3.000 metros de profundidade", afirmou. "A descoberta terá grande dificuldade." Segundo ele, as investigações sobre a queda do avião ficarão a cargo da França, uma vez que o Airbus A330 está registrado nesse país.

O ministro afirmou ainda que os destroços visualizados e eventuais vítimas que forem encontradas serão transportados por navios da Marinha para a ilha de Fernando de Noronha e depois encaminhados para Recife.

"O que eu organizei hoje em Recife é que o que for encontrado nessa região será deslocado de navio até 250 milhas de Fernando de Noronha e resgatado de helicóptero até Fernando de Noronha", afirmou o ministro.

Cinco navios da Marinha brasileira estão a caminho da região onde os destroços foram visualizados, o primeiro chegará na quarta-feira. A Marinha francesa também enviará embarcações.

Confira mais informações sobre o acidente com aeronave da Air France aqui.

Por Milena Pessoa
milenapessoa@gmail.com

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Confirmados dois novos casos do Influenza A no Brasil

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O Ministério da Saúde confirmou mais dois novos casos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1). Com esses, o número de infectados no país chega a 23. Os dois pacientes estão no Rio de Janeiro, não têm relação entre si e vieram dos Estados Unidos.

Ontem (01/06), o número de vítimas era 21. Uma delas era professora de uma creche em Campinas (SP). O Ministério informou que todas as crianças, funcionários da creche e pessoas próximas estão sendo monitoradas.

Até agora os casos confirmados foram registrados nos estados de São Paulo (9), Rio de Janeiro (7), Santa Catarina (4), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Tocantins (1).

Segundo o Ministério da Saúde, existem 25 casos suspeitos de Influenza A (H1N1) no Brasil. Outras 24 pessoas estão em monitoramento e 372 casos foram descartados. Dentre esses descartados, estão as suspeitas do vírus no Piauí.

Leia mais sobre o Influenza A no Piauí:
A Gripe A ainda não chegou ao Piauí
Surto da Gripe A não afeta consumo da carne suína em Teresina
Assis Carvalho anuncia resultado de exame
Medo da nova gripe: Teresinenses evitam ir ao México e aos EUA

Por Milena Pessoa
milenapessoa@gmail.com

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Trabalhadores em educação realizam assembleia geral

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O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí (SINTE-PI) realiza amanhã, 03, a partir em frente ao Palácio de Karnak, localizado no centro de Teresina, assembleia geral
para tratar da possível greve da categoria.

O SINTE-PI afirma que foram feitas diversas tentativas de negociação para tratar das reivindicações da categoria, tanto com o secretário de Educação, Antônio José Medeiros, quanto com a secretária de Administração, Regina Sousa. Porém, governo e sindicato não chegaram a um acordo.

Entre as reivindicações da categoria está: reajuste salarial de 13,85 % para professores e 15% para funcionários de escola, manutenção do vale transporte e adicional noturno para profissionais que trabalham com vigilância.

Mais informações
http://www.sintepiaui.org.br/noticia/422


Notícia relacionada

Professores do PI entrarão em greve geral a partir de amanhã




Por Elinara Barros
elinarabarros@hotmail.com


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Inscrições abertas para o ProUni

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O Programa Universidade para Todos (ProUni) está com inscrições abertas até o dia 5 de junho para a primeira etapa do processo de seleção. São ofertadas 91.227 bolsas, sendo 57.432 integrais e 33.795 parciais de 50% da mensalidade.

Neste semestre, o processo de seleção dos candidatos tem novidades. As inscrições serão realizadas em duas etapas independentes. A segunda etapa, para candidatos novos ou que não foram selecionados na primeira etapa, será realizada de 20 a 24 de julho.

Ficha de inscrição




Criado pelo Governo Federal em 2004, o programa tem como objetivo a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.



Por Elinara Barros
elinarabarros@hotmail.com



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Encontrados destroços de aeronave no oceano Atlântico

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Aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) encontraram nesta terça-feira (02/06) objetos metálicos e não-metálicos no Oceano Atlântico. Os objetos foram visualizados em dois pontos distintos, distantes 60 km entre si, a cerca de 650 km a nordeste da Ilha de Fernando de Noronha.


Teriam sido vistos uma poltrona, uma boia laranja, um tambor, objetos brancos, além de mancha de óleo e querosene, segundo a aeronáutica. Ainda não há confirmação de que sejam partes do Airbus da Air France desaparecido no caminho entre Rio de Janeiro e Paris, na noite de domingo (31/05) com 228 pessoas a bordo.

Mapa feito pela FAB mostra local onde vestígios foram encontrados

As autoridades francesas reconheceram que são escassas as possibilidades de encontrar sobreviventes, mais de 30 horas depois do acidente, ocorrido em uma zona marítima de grande profundidade, pouco mais de quatro horas depois da decolagem do Aeroporto do Galeão, no Rio.

O ministro de Transportes da França, Jean-Louis Borloo, informou que a prioridade absoluta das autoridades francesas é encontrar as caixas pretas. Segundo ele a zona onde deve ter ocorrido o desaparecimento está “quase completamente delimitada”.

Por Milena Pessoa
milenapessoa@gmail.com

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Divulgados nomes de passageiros do AF447, segundo familiares e empresas

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Segundo a Air France, o voo levava 216 passageiros e 12 tripulantes. Apesar da companhia aérea ainda não ter divulgado lista oficial com nomes dos passageiros, famílias e empresas confirmam a presença de algumas pessoas no Airbus que desapareceu na rota Rio de Janeiro – Paris no domingo, 31/05/2009. Entre professores, empresários, médicos, brasileiros e estrangeiros, estavam na aeronave:

1. Adriana Francisco Sluijs, assessora da presidência da Petrobras;
2. Agostino Cordioli, italiano. Empreendedor do ramo da construção civil;
3. Aisling Butler, médica irlandesa;
4. Alexander Paulitsch, consultor empresarial italiano;
5. Ana Carolina Rodrigues, pesquisadora da organização não governamental Viva Rio;
6. Angela Cristina de Oliveira Silva, italiana responsável pelo Centro Internacional de Orientação e Defesa da Mulher Estrangeira (Ciods);
7. Andrés Suárez Montes, engenheiro natural da província espanhola de Sevilha;
8. Antonio Augusto Gueiros, 46 anos, diretor de informática da Michelin;
9. Anna Negra, de 28 anos, espanhola, retornava de viagem de lua de mel;
10. Arthur Coakley, capitão de navio, escocês;
11. Berg Andersen, norueguês funcionário da StatoilHydro;
12. Bianca Machado Cotta, recém-formada em Medicina;
13. Carlos Eduardo Lopes de Mello, procurador federal;
14. Christine Badre Schnabl, 34, sueca;
15. Christine Pieraerts, funcionária da Michelin na França;
16. Clara Mar Amado, 32 anos, comissária de bordo argentina;
17. Claudia Degli Esposti, consultora da Agência de Desenvolvimento da Região da Emilia-Romagna (Ervet), de Bolonha, na Itália;
18. Deise Possamai, catarinense de Nova Veneza, 34 anos, funcionária pública da prefeitura de Criciúma (SC) e viajava para fazer cursos na França.
19. Eduardo César Moreno, gerente da Petrobras no Irã;
20. Erich Heine, presidente do Conselho de Administração da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), viajava a trabalho para Paris.
21. Enzo Canelletti, italiano. Marido de Angela Cristina de Oliveira Silva;
22. Francisco Eudes Mesquita Valle, marido de Maria de Fátima e pai de Paulo Valle Brito, também presentes no voo;
23. Georg Lercher, empreendedor do setor madeireiro, italiano;
24. Georg Martiner, de origem brasileira, foi adotado por uma família italiana;
25. Giovanni Batista Lenzi, italiano, deputado da Província Autônoma de Trento e Região Alto Adige, veio ao Brasil para entregar uma doação às vítimas das enchentes que atingiram Santa Catarina.
26. Gustavo Henrique Brito dos Santos, 30 anos, advogado;
27. Gustavo Peretti, funcionário brasileiro da StatoilHydro;
28. Harald Maximillian Winner, alemão de 44 anos, iria à Alemanha para providenciar os documentos necessários para se casar no Brasil, segundo sua noiva, Helen Pedroso.
29. Hilton Jadir de Souza, 50 anos, engenheiro da Petrobras e natural de Montes Claros (MG), ele ia para a Alemanha a serviço da empresa.
30. Izabela Maria Furtado Kestler, professora que leciona Literatura Alemã na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), seguia para Leipzing, na Alemanha, onde acontece um congresso na Assembleia da Sociedade Goethe-Weimar.
31. João Marques da Silva Filho, 67 anos, que pertence ao quadro de gerentes do Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, viajava para acompanhar testes de equipamentos.
32. José Roberto Gomes, professor do departamento de administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio), 50 anos, embarcou no domingo para participar de um congresso em Paris.
33. José Ronnel Amorim, 35 anos, dentista, morava em Londres;
34. József Gallasz, músico húngaro
35. Júlia Chaves de Miranda Schmidt, advogada mineira;
36. Juliana Ferreira Braga de Aquino, cantora de 29 anos, mora há seis na Alemanha e veio a Brasília para visitar a família.
37. Koo Hak-rim, 40 anos, sul-coreano;
38. Kristian Berg Andersen, 37 anos, norueguês funcionário da StatoilHydro;
39. Leonardo Dardengo, 32 anos, morava em Toulouse, na França
40. Letícia Chem, gerente da Oi, 36 anos, viajava com os pais Roberto e Vera Chem para a Grécia.
41. Lucas Gagliano Jucá, 24 anos, comissário de bordo da Air France;
42. Luciana Sebá, psicóloga;
43. Luigi Zortea, prefeito de Canal San Bovo, em Trento, na Itália, também visitou o município de Gaspar (SC) para entregar doação a um centro de apoio psicossocial às vítimas das enchentes.
44. Luis Claudio Monlevad, empregado da empresa de tubulações Saint-Gobain;
45. Luis Roberto Anastácio, executivo da Michelin, fabricante de pneus, 50 anos, é presidente da empresa para a América Latina.
46. Marcela Marques Pellizon, funcionária brasileira da StatoilHydro;
47. Marcelo Parente Gomes de Oliveira, chefe de gabinete do prefeito do Rio Eduardo Paes, Marcelo Parente, 38 anos, fazia uma viagem particular com a mulher.
48. Marcia Moscon de Faria, funcionária do Tribunal de Justiça do RJ;
49. Marco Antônio Camargo Mendonça, diretor de ferros e ligas da companhia Vale do Rio Doce;
50. Maria de Fátima, arquiteta e mãe de Paulo Valle Brito;
51. Mateus Nazareth Ceva Antunes, filho de Patrícia e Octavio Augusto Ceva Antunes;
52. Moritz Koch, 54 anos, arquiteto alemão;
53. Nelson Marinho Filho, mecânico;
54. Octavio Augusto Ceva Antunes, professor do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e viajou para assistir a uma palestra.
55. Pablo Dreyfus, pesquisador da organização não governamental Viva Rio, atua em estudos sobre a produção de armas no Brasil e atualmente trabalhava no projeto de proteção a jovens que vivem em territórios vulneráveis.
56. Patrícia Nazareth Ceva Antunes; mulher do professor da UFRJ Octavio Augusto Ceva Antunes;
57. Paulo Valle Brito, empresário. Marido de Luciana Sebá;
58. Pedro Luis de Orleans e Bragança, 26 anos. Filho do príncipe Dom Antonio, ele é descendente de Dom Pedro II, e era o quarto na linha sucessória do trono. Formado em administração de empresas, mora em Luxemburgo, e estava no país para visitar os pais.
59. Philipe Schnabl, 5, filho de Christine Schnabl;
60. Rino Zandonai, diretor da Associazione Trentini Nel Mondo, o italiano veio ao Brasil para entregar uma doação às vítimas das enchentes que atingiram Santa Catarina em novembro de 2008.
61. Rita Szarvas, terapeuta ocupacional húngara;
62. Roberto Correa Chem, cirurgião plástico gaúcho de 65 anos, é diretor do banco de peles e chefe do serviço de cirurgia plástica da Santa Casa de Porto Alegre. Ele viajava com a mulher e a filha para a Grécia.
63. Silvio Barbato, maestro, ex-regente da Orquestra Sinfônica Brasileira e do Theatro Municipal do Rio, viajou para se apresentar na Ucrânia e na Itália.
64. Simone Jácomo dos Santos Elias, 40 anos, funcionária do Tribunal de Justiça do RJ;
65. Sonia Maria Esteves Amorim, funcionária do Tribunal de Justiça do RJ;
66. Valnizia Betler, 44 anos, morava em Munique;
67. Vera Chem, mulher do cirurgião Roberto Chem, é psicóloga. Ela voava com o marido e a filha para a Grécia.

Entre os ocupantes do avião - 216 passageiros e 12 tripulantes, segundo a Air France - há um bebê, sete crianças, 82 mulheres e 126 homens.

Segundo o site da companhia, estavam a bordo 58 passageiros brasileiros e 61 franceses, além de 26 alemães, 2 norte-americanos, 1 sul-africano, 1 argentino, 1 austríaco, 1 belga, 58 brasileiros, 5 ingleses, 1 canadense, 9 chineses, 1 croata, 2 espanhóis, 4 húngaros, 3 irlandeses, 1 islandês, 9 italianos, 5 libaneses, 2 marroquinos, 1 filipino, 2 poloneses, 1 romeno, 1 russo, 3 eslovacos, 1 dinamarquês, 1 estoniano, 1 gambiano, 1 sueco, 6 suíços, 1 holandês, 3 noruegueses e 1 turco. Já a tripulação era composta por 11 franceses e 1 brasileiro .

Por Milena Pessoa
milenapessoa@gmail.com

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Voo 447: pane e despressurizarão podem ser causa do desastre

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Turbulência, despressurizarão, raio e até um improvável atentado terrorista. São muitas as hipóteses para o desaparecimento do Airbus A330 da Air France, que partiu do Rio de Janeiro no domingo à noite (31/05/2009) rumo a Paris. As únicas informações até agora liberadas pelas autoridades aeronáuticas do Brasil e da França partiram do sistema Eicas (dispositivo que transmite para a companhia dados sobre o funcionamento dos motores e dos principais equipamentos do avião) que comunicaram pane elétrica e despressurizarão.

Quando o avião ainda estava sobre o Oceano Atlântico, a Air France diz ter recebido uma mensagem automática com informações de despressurização da cabine, power off (turbinas com potência mínima) e falha no sistema elétrico. No entanto, segundo especialistas, essas informações não levarão a nenhuma conclusão. Só terão relevância após serem analisadas com vários outros dados. Isoladas, essas as mensagens não são consideradas tão preocupantes.

Os Airbus são construídos sobre uma plataforma altamente informatizada, e, para investigadores militares, é remota a hipótese de que uma forte turbulência ou um raio sejam os únicos responsáveis pela provável queda da aeronave. A fuselagem dos aviões é projetada para suportar irregularidades climáticas até dez vezes piores do que as já registradas na história da aviação. As aeronaves têm uma eficiente blindagem elétrica. Uma turbulência, por mais forte que seja, também não seria suficiente para derrubar o avião.

Além do desaparecimento incomum, chama a atenção das autoridades o fato de que o sistema ELT, que emite sinais de emergência, não ter funcionado. Dentro das caixas-pretas, o ELT transmite sinais de socorro após a aeronave sofrer forte impacto. Em 2006, após se chocar com o jato Legacy, o ELT do Boeing 737 da Gol deixou de funcionar, porque o avião havia se desintegrado no ar, o que pode ter ocorrido com o A330 da Air France. O ELT pode estar em águas tão profundas que os sinais não conseguem atingir a superfície. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gráfico com a cronologia do acidente (AFF)


Mais informações ao longo do dia e abaixo:
Helicóptero da Força Aérea deixa Cocal para auxiliar na busca de avião desaparecido
Globo.com

Por Milena Pessoa
milenapessoa@gmail.com

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Lançada a 5ª edição do Piauí Sampa

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Na noite desta terça (01) aconteceu o cerimonial de abertura da 5ª edição do Piauí Sampa. Promovido com o objetivo de reunir alguns setores da economia e divulgar o Estado do Piauí a São Paulo a partir de seus potenciais turísticos, econômicos e culturais. a Mostra acontece até domingo (07).


Confira o vídeo da 5ª edição do Piauí Sampa






Localizada no Shopping Center Eldorado, a exposição traz mostra e venda de produtos, além de rodadas de negócios envolvendo o agronegócio, workshop de turismo e eventos culturais e gastronômicos espalhados pela capital paulista.

Site oficial

Programação do Piauí Sampa 2009

Mostra

De 1º a 7 de junho
Shopping Eldorado - piso Átrio Pinheiros
Das 10h às 22h - segunda a sábado
das 12 às 20h - domingo

Eventos Paralelos

Apresentações Culturais

Vagner Ribeiro
Mostra Piauí Sampa - shopping Eldorado - piso Átrio Pinheiros
Dias 2 e 3 de junho
Horário: 10h, 12h e 19h

Vaqueiro Jeová
Mostra Piauí Sampa - shopping Eldorado - piso Átrio Pinheiros
Dias 4, 5 e 6 de junho
Horário:10h, 12h e 19h


Turismo - Workshop de turismo
Dia 5 de junho
Local: Hotel Braston - rua Martins Fontes, 330 - Consolação
Horário: 8h às 13h
Apresentação do Vaqueiro Jeová durante o workshop


Evento Gastronômico:
Presença da chefe piauiense Ilma Veras
De 21 de maio a 7 de junho
Local: Restaurante Oba! - Rua Melo alves, 205 - Jardins
Fone: (11) 3086-4774
Site: http://www.obarestaurante.com.br/

Localização do Shopping Eldorado



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http://www.cabecadecuia.com/noticias/47330/piaui-sampa-chega-de-mala-e-cuia-em-sao-paulo.htm
http://www.portalcostanorte.com/editorias/entretenimento/81989.html



Por Elinara Barros
elinarabarros@hotmail.com


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Comunicação: confira os segredos da boa escrita!

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É nítido que há comunicadores que não sabem escrever de forma satisfatória. Alguns especialistas atibuem esse fato à preguiça, distração, despreparo, falta de talento ou falta de curiosidade.

Nenhuma regra, porém, pode ser generalizada e isso não ocorre com todos as pessoas que estão entrando no meio jornalístico, publicitário, ou em qualquer outra área comunicacional. A disponibilidade de cursos e aperfeiçoamentos na escrita têm aumentado, mesmo que ainda de forma tímida em lugares como Teresina-PI.

O jornalista José Roberto Guzzo, membro do Conselho Editorial da Abril, critica as faculdades de Comunicação Social por, muitas vezes, concentrarem seus esforços em expor a teoria e esquecerem-se da prática, que também é fundamental.

Para Guzzo, uma escrita atraente, que "leve prazer ao leitor e faça com que ele comente a matéria com outras pessoas", depende de 10 passos:

1. Decida, antes de escrever, o que você vai pôr no computador
Delimitar a pauta e refletir sobre ela é essencial para o repórter.

2. O editor tem que ser capaz de explicar 100% do que está na matéria
José Roberto Guzzo lembra que o jornalista tem a obrigação de entender tudo o que está escrito.

3. Conheça bem seu assunto
"Não se trata de querer conhecer tudo - o jornalista não sabe de tudo. Trata-se de saber mais do que você sabia antes de entrar na matéria".

4. Leia e copie boas matérias
Guzzo explicou que para escrever bem é preciso ler boas reportagens e "absorver" delas modelos e dicas. "Você tem que fazer uma 'engenharia reversa' na hora de escrever seu texto. Tem que adaptar seu tema, ver como se encaixa em um modelo que admira".

5. Recorra a um bom manual de redação
O jornalista da Abril citou os manuais (que começaram na imprensa americana) como instrumentos para tirar dúvidas na hora da escrita.

6. Evite lugares-comuns
Para Guzzo, eles obscurecem o texto. "Por que escrever blindagem se você pode escrever proteção? Por que pôr transparência se você pode colocar clareza?". O jornalista recomendou a busca por sinônimos e acrescentou que o chavão demonstra preguiça do repórter.

7. Uma pauta ruim dificulta a escrita da matéria
Guzzo disse que há "assuntos-bichados", que devem ser evitados. Como exemplos, citou :
- o "assunto-chavão" - é "aquele de que todo mundo está falando" (com exceção de grandes fatos que tem que ser noticiados);
- a "matéria enganosa" ("Como emagrecer comendo de tudo?", "Como ficar milionário jogando na bolsa em 15 dias?");
- e listas em geral, como as de "quem são" - quando não têm caráter de serviço e não trazem nada novo ("Quem são os 10 cabeleireiros mais caros de São Paulo?" - "isso existe desde sempre. Sempre houve 10 cabeleireiros mais caros em SP. Qual a novidade disso?", explicou Guzzo).

8. Aproximar-se da linguagem do leitor
"Não significa escrever com uma linguagem rústica, banal, grosseira. Significa utilizar a linguagem que o leitor usa normalmente para se comunicar - fugir de termos complicados, do jornalistês", disse Guzzo.Ele recomendou que a linguagem empregada tenha frases de estrutura simples, palavras comuns, descrições com clareza e adjetivos quando eles tornarem mais preciso o relato.

9. Não escreva de modo confuso
Para o jornalista, o texto confuso muitas vezes demonstra a insegurança na hora de escrever. Ele deu uma dica que vem do filme Alice no País das Maravilhas: "Comece pelo começo. Vá direto até o fim. Aí, pare". Depois explicou: "Quando acabar de contar uma história, pare. A matéria tem que ter uma seqüência".

10. Citações sempre ajudam
"No começo, no meio, no fim da matéria. Sempre podem ser úteis para o relato", finalizou Guzzo.


A dica do Jornalight desta terça-feira (02/06) vai para os estudantes de Comunicação Social da Teresina-PI: haverá, na capital piauiense, o curso Linguagem e Prática - Aplicação do conteúdo de gramática à interpretação e à produção de textos.

O curso é voltado não só para estudantes, mas também para profissionais em exercício na área comunicacional. O curso será nos dias 13, 20 e 27 de junho de 2009. O investimento é de R$ 50 e o curso será ministrado no Bioestudio, Shopping Riverside, pelo professor Ms. Ailton Cerqueira.

Quer ficar por dentro de gramática? Acesse o Blog Gramaticopatas!

Edição: Tamires Coelho
tamirescoelho@hotmail.com

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Em 1ª mão: Engenheiro evita que tragédia em Cocal virasse uma catástrofe

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O rompimento da barragem Algodões I poderia ter sido uma tragédia muito pior e, em vez de sete, contar com mais de mil mortes. O principal responsável para que a tragédia não virasse uma calamidade foi um engenheiro de 68 anos, que, no dia 27 de junho, coordenava a equipe da Emgerpi que realizava trabalhos de contenção na barragem, localizada no município de Cocal (268 km de Teresina).

O engenheiro é o paraibano Roberval Correia Melo, residente em Teresina desde 1972. Ele veio para o Piauí como funcionário do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), órgão através do qual se aposentou. Atualmente, ele integra a equipe do IDEPI (Instituto do Desenvolvimento do Piauí).

Na quarta-feira, dia 27, ao chegar à barragem, ele percebeu que o volume de água tinha aumentado muito com as intensas chuvas da véspera e que três das placas de contenção tinham se deslocado. Diante daquela situação, só havia uma providência: evacuar toda a população na área de risco – compreendendo os 30 quilômetros da barragem para baixo.

Às 9h30 da manhã, Roberval comunicou o fato à direção da Emgerpi, em Teresina, e logo às autoridades do município. A partir daí, articulou-se uma operação de guerra. O prefeito ocupou a rádio, orientando a população a sair de suas casas. Ele pedia que os donos de veículos ajudassem a remover as famílias.

Entre 10 e 16 horas, verificou-se uma angustiante movimentação. O alerta do engenheiro permitiu que quase toda a população fosse deslocada a tempo. As sete mortes contabilizadas poderiam ser bem mais se não fosse o alerta do engenheiro Correia Melo.

Segundo Roberval, o trabalho foi da equipe toda, reunindo estado e município. Ele reconhece, porém, que sem a operação de guerra daquele dia, os mortos poderiam ter passado dos mil. Como prova, ele lembra que não houve nenhuma vítima fatal em Buriti dos Lopes (281 km da capital piauiense) – já que a prefeitura do município foi avisada ainda no final da manhã do dia 27 de junho.


Quer saber mais sobre a tragédia que ocorreu na barragem Algodões I? Clique abaixo!

Jornalista renomado faz reportagem especial sobre Algodões I

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Edição: Tamires Coelho
tamirescoelho@hotmail.com

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