terça-feira, 2 de junho de 2009

Voo 447: pane e despressurizarão podem ser causa do desastre

. terça-feira, 2 de junho de 2009

Turbulência, despressurizarão, raio e até um improvável atentado terrorista. São muitas as hipóteses para o desaparecimento do Airbus A330 da Air France, que partiu do Rio de Janeiro no domingo à noite (31/05/2009) rumo a Paris. As únicas informações até agora liberadas pelas autoridades aeronáuticas do Brasil e da França partiram do sistema Eicas (dispositivo que transmite para a companhia dados sobre o funcionamento dos motores e dos principais equipamentos do avião) que comunicaram pane elétrica e despressurizarão.

Quando o avião ainda estava sobre o Oceano Atlântico, a Air France diz ter recebido uma mensagem automática com informações de despressurização da cabine, power off (turbinas com potência mínima) e falha no sistema elétrico. No entanto, segundo especialistas, essas informações não levarão a nenhuma conclusão. Só terão relevância após serem analisadas com vários outros dados. Isoladas, essas as mensagens não são consideradas tão preocupantes.

Os Airbus são construídos sobre uma plataforma altamente informatizada, e, para investigadores militares, é remota a hipótese de que uma forte turbulência ou um raio sejam os únicos responsáveis pela provável queda da aeronave. A fuselagem dos aviões é projetada para suportar irregularidades climáticas até dez vezes piores do que as já registradas na história da aviação. As aeronaves têm uma eficiente blindagem elétrica. Uma turbulência, por mais forte que seja, também não seria suficiente para derrubar o avião.

Além do desaparecimento incomum, chama a atenção das autoridades o fato de que o sistema ELT, que emite sinais de emergência, não ter funcionado. Dentro das caixas-pretas, o ELT transmite sinais de socorro após a aeronave sofrer forte impacto. Em 2006, após se chocar com o jato Legacy, o ELT do Boeing 737 da Gol deixou de funcionar, porque o avião havia se desintegrado no ar, o que pode ter ocorrido com o A330 da Air France. O ELT pode estar em águas tão profundas que os sinais não conseguem atingir a superfície. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gráfico com a cronologia do acidente (AFF)


Mais informações ao longo do dia e abaixo:
Helicóptero da Força Aérea deixa Cocal para auxiliar na busca de avião desaparecido
Globo.com

Por Milena Pessoa
milenapessoa@gmail.com

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