sexta-feira, 19 de junho de 2009

Acompanhe as notícias desta sexta (19)

. sexta-feira, 19 de junho de 2009
0 impressões

Célula Sete

Read More »»

Ministros do STF votam pelo diploma jornalístico não obrigatório

.
0 impressões

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, nesta quarta-feira (17 de junho), pelo fim da exigência do diploma para exercício da profissão de jornalista. O recurso foi protocolado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal (MPF) em contestação ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, que determinou o diploma como obrigatório. O MPF alega que o decreto-lei 972/69, que estabelece as regras para exercício da profissão, é incompatível com a Constituição Federal de 1988.

Gilmar Mendes, presidente do STF e relator do processo, disse que a exigência do diploma não está autorizada pela Constituição Federal, argumentando que graduação jornalística não significa mais qualidade aos profissionais da área. “A formação específica em cursos de jornalismos não é meio idôneo para evitar eventuais riscos à coletividade ou danos a terceiros”. Só que o senhor ministro esqueceu-se de ressaltar que nenhum curso de graduação garante qualidade e ética aos profissionais por si só, se isso vale para a Comunicação, também é válido, inclusive para o Direito que concedeu tantos poderes aos 'digníssimos' ministros do STF.

Em novembro de 2006, o atual presidente do Supremo, já havia concedido uma liminar que garantia o exercício do Jornalismo aos que já atuavam na profissão sem possuírem curso de graduação ou sequer registro no Ministério do Trabalho.

A decisão do Supremo Tribunal Federal dá total liberdade às empresas de comunicação para contratar profissionais de outras áreas ou mesmo sem formação superior. Para os ministros, a exigência do diploma limitaria a liberdade de expressão. Diante disso, está claro que STF não tem conhecimento suficiente para argumentar, já que este ponto é perfeitamente contemplado pelo jornalismo colaborativo - exercido por profissionais de conhecimento técnico de outras áreas, que não da comunicação -, que é uma atividade, inclusive, remunerada.


Acompanhe notícias relacionadas!


Veja um vídeo com depoimento de Gilmar Mendes!



Reportagem e Edição: Tamires Coelho
tamirescoelho@hotmail.com

Dê sua opinião

Read More »»

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Famoso cantor dos anos 80 aposta na tecnologia para interagir com fãs

. quinta-feira, 18 de junho de 2009
0 impressões

Leoni, famoso cantor e compositor da MPB (Música Popular Brasileira), esteve na véspera do Dia dos Namorados em Teresina. O artista fez um show no Antoniu’s Buffet, zona Leste da capital piauiense, com um repertório baseado em escolhas de seus próprios fãs, na internet. A apresentação começou pouco antes da meia noite de 12.06 e, logo quando começou a cantar e tocar, ele pediu que o público se aproximasse do palco, para interagir mais.


O produtor do artista, Pepeu Santos, chegou a trazer as fãs mais entusiasmadas que estavam na área mais isolada (para quem tinha comprado só o ingresso) para próximo do palco, na área das mesas (local cujo ingresso estava bem mais caro) – para felicidade das fãs.


Entre as músicas do repertório, estiveram sucessos consagrados como "Garotos", "50 receitas", "40 dias no espaço", "Fotografia", "Como eu quero", “Por que não eu", "Fórmula do amor", "Os outros", "As cartas que eu não mando", "Só pro meu prazer", "Melhor pra mim", “Dublê de corpo”, “Chave da porta da frente” e muitas músicas novas, disponíveis gratuitamente no site do artista.


O local do evento não lotou e as pessoas não pareciam estar muito animadas, apesar de o cantor ter se esforçado bastante para tornar a noite mais interativa com o público mais maduro – que era maioria na platéia. Ao final da apresentação, Leoni foi ao seu camarim trocar de roupa, acalmar-se e fez questão de receber a imprensa e os fãs.


"Eu fiquei muito impressionado com a quantidade de pessoas aqui em Teresina que tão no site, que sabem as músicas todas... Quando eu botei no twitter as coisas que eu estava fazendo aqui, eles respondiam imediatamente. Pra mim é bacana, porque todo o meu trabalho de divulgação ter sido feito direto com os fãs que tão na internet", declarou o cantor, que mostrou-se antenado nas novidades tecnológicas.


Sobre as novidades do site que ainda não estão disponíveis em álbuns, ele comentou que está analisando propostas e custos. Leoni promete inovações: "A minha ideia é estar lançando lá pra setembro esse disco e vender só pelo site. Mandaremos autografado pelo correio pras pessoas".


OUÇA O BATE PAPO COMPLETO E EXCLUSIVO DA NOSSA EQUIPE COM O CANTOR LEONI APÓS SEU SHOW EM TERESINA!



VEJA UM TRECHINHO DO SHOW DE LEONI NA VÉSPERA DO DIA DOS NAMORADOS!



Reportagem e Edição: Tamires Coelho
tamirescoelho@hotmail.com

Read More »»

Cidade Junina lucra sem a concorrência dos Folguedos

.
0 impressões

O segundo dia do Cidade Junina recebe número significativo de visitantes. O evento agrega concurso de quadrilhas, apresentações de bandas de forró, venda de comidas típicas e stands, localizando-se ao lado do Teresina Shopping.

Trecho de uma das apresentações de quadrilha do segundo dia de Cidade Junina.





Os donos de barracas consideram que os lucros deste ano têm sido satisfatórios. Virgínia Rabelo, que participa pela quarta vez com uma barraca de comidas típicas, conta que a transferência dos Folguedos proporcionou a melhora nas vendas. "Para o primeiro dia, ontem foi bom. Esse ano é pra ser melhor porque não tem a concorrência da Poty Cabana", afirmou Rabelo.

Estudantes do 5º período de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que têm uma banca no evento, também estão gostando do número de visitantes da Cidade Junina. Augusto Mourão, um dos responsáveis pela banca, afirmou ter se surpreendido com as vendas desta quarta (17). "O primeiro dia foi muito bom, inclusive acabou bem cedo. Estava muito movimentado", ressaltou o estudante.

O evento deste ano estende-se até o próximo domingo, 21 de junho.

Confira fotos do segundo dia do evento!








Notícias relacionadas
Confira o que acontece hoje (17) na primeira noite do Cidade Junina!


Por Elinara Barros
elinarabarros@hotmail.com

Comente

Read More »»

Provas do ENEM selecionam ingressantes em instituições de ensino superior do Piauí

.
0 impressões

O processo de inscrição para Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) está aberto desde a última segunda (15) e vai até o dia 17 de julho. As inscrições são realizadas exclusivamente via internet e é necessário que o candidato tenha RG e CPF.


Neste ano, o ENEM será a única forma de ingresso em um dos cursos de ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). A seleção será feita mediante análise das médias que os candidatos atingirem nas provas do Exame.

ENEM é a única forma de seleção para ingresso no Instituto Federal do Piauí

Esse tipo de seleção é consequência da reformulação proposta pelo Ministério da Educação (MEC) de utilizar o ENEM como forma unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais.


Diversas universidades adotaram o sistema proposto pelo MEC. No Piauí, além do IFPI, a Universidade Federal (UFPI) também aderiu a esse novo sistema. Em 2009, 50% das vagas ofertadas pela Instituição será para ENEM e os outros 50% continuam para o Programa Seriado de Ingresso na Universidade (PSIU).

As provas serão realizadas nos dias 03 e 04 de outubro, com a seguinte organização:

Sábado (13h às 17:30): prova de ciências da natureza e suas tecnologias (Física, Química e Biologia) e ciências humanas e suas tecnologias (Gografia, Hstória, Filosofia e Sociologia) com 45 questões para cada área, totalizando 90 questões.

Domingo (13h às 18h e 30 minutos): prova de linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Artes e Educação Física) , redação, prova de matemática e suas tecnologias.

NOVO ENEM

O ENEM passou por mudanças. A prova, que possuia 63 questões interdisciplinares, contará com 180 questões de múltipla escolha divididas em quatro áreas do conhecimento (ciências naturais e humanas, linguagens e matemática), além de uma redação.

Confira a primeira parte da entrevista dada por Reynaldo Fernandes, coordenador do ENEM, ao Estadão.edu.


Perguntas frequentes

Notícias relacionadas
Mudanças no Vestibular das Universidades Federais
Abertas as inscrições para o Enem 2009
Novo sistema de avaliação da UFPI terá duas edições por ano
UFPI divulga cronograma para o novo vestibular. Confira aqui!
MEC propõe novo Enem com 200 questões para substituir vestibular das federais
VESTIBULAR: Vai mudar tudo, menos o mérito


Foto: ASCOM IFPI

Por Elinara Barros

elinarabarros@hotmail.com

Read More »»

Estrangeiros presos no Piauí são acusados de receptação e falsificação

.
0 impressões


Eriosvaldo Renovato, superintendente da PF-PI

A Polícia Rodoviária Federal de Piripiri-PI (162 km ao Norte de Teresina) prendeu, no início da noite desta quarta-feira (17 de junho), quatro estrangeiros que estariam deslocando-se para Fortaleza-CE: os sulamericanos Jorge Eliecer Carbona Moreno, colombiano; Gonzalo de Jesus Veliz Lopez, gualtemalteco; Diego Rodriguez Forlan, uruguaio; e Luiz Alejandro Aguillon Sanez, colombiano.

Em uma fiscalização de rotina, foi exigida a documentação dos indivíduos, mas eles estavam sem documentos e sem vistos de permanência no país. Os estrangeiros estavam em um Fiat Palio, cinza, de placa
DMM-2597, proveniente de São Paulo. A abordagem foi feita no Km 192 da BR 343, que liga Teresina a Piripiri.

Segundo os agentes da PRF Veras e Edmilson, foram solicitados a identidade, a Carteira de Habilitação, o passaporte ou o visto permanência, mas eles não tinham nenhum dos documentos para apresentar. Os estrangeiros foram encaminhados à sede da Polícia Federal (PF) em Teresina, que investiga o caso e, inclusive, as possibilidades de envolvimento dos detidos com tráfico de drogas ou interceptações de menores para prostituição no exterior.

CONFIRA O VÍDEO COM MATÉRIA EXIBIDA EM JORNAL TELEVISIVO NESTA QUINTA!



Eriosvaldo Renovato Dias, superintendente da PF-PI, garantiu que a Polícia Internacional (INTERPOL) seria acionada na manhã desta quinta-feira (18) para verificar eventuais pedidos de extradição ou deportação dos estrangeiros presos. Enquanto isso, eles permaneceriam na sede da PF.

O policial Veras informou que, após consulta no sistema da polícia, constatou-se que Gonzalo responde pelo crime de receptação e Espinoza portava documento falso. Muitas informações permanecem desencontradas: em depoimento, os estrangeiros alegaram que estavam a passeio no país, depois afirmaram que estavam à procura de uma pessoa.

Eriosvaldo está há pouco mais de um ano e meio à frente da superintendência da Polícia Federal no Piauí e afirma que é preciso investigar o caso porque já foram desarticulados esquemas de tráfico no interior piauiense: “Nós já fizemos algumas operações de tráfico de drogas, apreendemos quantidades expressivas de pasta base de cocaína no ano de 2008 e também no ano de 2009 já fizemos apreensões. Já fizemos também apreensões de maconha expressivas, apreensões na região de Picos. No momento, temos outras operações em curso de repressão ao tráfico de substâncias entorpecentes".

Os sulamericanos foram encaminhados para a Casa de Custódia pela Polícia Federal.

Notícias relacionadas

PF encaminha estrangeiros para a Casa de Custódia nesta quinta
ESTRANGEIROS presos pela Polícia Rodoviária em PIRIPIRI
Estrangeiros presos acusados de tráfico e prostituição no PI

Reportagem e Edição: Tamires Coelho
tamirescoelho@hotmail.com


Comente!

Read More »»

Criminosos invadem posto de saúde em Teresina e roubam equipamentos

.
0 impressões

Bandidos realizaram uma espécie de “arrastão” em um posto de saúde teresinense na manhã desta quinta-feira (18/06). A equipe de polícia do 13º Distrito investiga a ação criminosa que culminou com o roubo de um computador (com monitor, teclado, impressora, caixas de som e CPU), um aparelho de fax e um aparelho telefônico no posto do bairro Três Andares, zona Sul de Teresina. A ocorrência foi registrada na delegacia do bairro Vila da Paz.

Embora o delegado Flávio Rangel, titular do 13º Distrito de Polícia, afirme que não há suspeitos do crime, especula-se que houve facilitação na ação dos ladrões. O segurança do posto de saúde garante que não percebeu absolutamente nada e só teria sabido do ocorrido quando funcionários o comunicaram.

Além de o vigia não ter percebido nada – o que é, no mínimo, estranho – suspeita-se que os criminosos teriam entrado no local pelo espaço do ar-condicionado, que não tem sequer grade de proteção.

Da forma precária como está sendo feita a segurança dos prédios públicos no país e, mais especificamente, no Piauí, ações como essa estão tornando-se cada vez mais freqüentes e providências não são tomadas. Um exemplo disso é o Fórum do município de Altos-PI que, há pouco mais de um mês, foi arrombado pela terceira vez em menos de dois anos.

Se nem os prédios públicos estão tendo bons exemplos de segurança, que garantias os governos e as secretarias de Segurança Pública podem dar aos cidadãos quanto à proteção de seus bens particulares?!

FIQUE POR DENTRO DO CASO DO FÓRUM DE ALTOS

O Fórum Odorico Rosa, no município de Altos (42 km de Teresina) foi arrombado na madrugada de 11/05 pela terceira vez em menos de dois anos. Os servidores, pela manhã, se depararam com o arrombamento, encontrando cartórios e depósito de armas abertos, documentos revirados, e mesas, cadeiras e computadores danificados. As salas do juiz Celso Coelho e do promotor Antonio Rodrigues foram arrombadas. Os servidores deram pela falta de armas e drogas que se encontravam em depósito judicial.

Notícias relacionadas:
Bandidos fazem 'arrastão' num posto de saúde, em Teresina
Bandidos assaltam posto de saúde na zona Sul de Teresina

Reportagem e Edição: Tamires Coelho
tamirescoelho@hotmail.com


Comente está matéria

Read More »»

Telejornais da primeira TV Assembleia aberta no Brasil comemoram aniversário

.
1 impressões



Os três telejornais da TV Assembleia (Piauí) completam, nesta quinta-feira (18 de junho de 2009), dois anos que foram ao ar pela primeira vez. A TV, inaugurada em 06 de junho de 2007 no Mirante do bairro Monte Castelo (zona Sul de Teresina), está comemorando dois anos de fundação e transmissão ininterrupta com muitas comemorações e promessas de expansão. O idealizador do meio de comunicação foi o deputado estadual Themístocles Filho, que, atualmente, preside a Assembleia Legislativa do Piauí.



O jornalista e diretor geral da emissora, Tony Trindade, disse que a primeira conquista da emissora foi conseguir ser a primeira aberta do Brasil, entre as Assembleias. Essa variedade de emissoras, geralmente, fica em TVs fechadas, a cabo, porque não há uma concessão específica para elas. No caso do Piauí, o deputado Themístocles criou uma fundação e, a partir dela, buscou a outorga de uma emissora de TV.




Outro ponto positivo, segundo o diretor, é que a TV não se limita a registrar e transmitir apenas o cotidiano do Legislativo, mas também preocupa-se em divulgar educação, arte e cultura – que seria, na opinião de Tony, o tripé que consolida a audiência da emissora como mais simpática e mais próxima à comunidade. “Ao mesmo tempo, a gente aproxima o parlamento das pessoas que tem uma certa repulsa ao poder Legislativo, mostra o cotidiano, a participação deles nas comissões, as viagens com as bases eleitorais... Por isso é um trabalho marcante para a radiodifusão no estado do Piauí”, explica Tony.




A TV pública, não comercial, geralmente está atrelada a uma ideia de elitismo, de intelectuais – de acordo com o diretor. Ele alega, porém, que a TV Assembleia preocupou-se desde seu nascimento em criar um canal popular, que mostre todas as manifestações culturais piauienses, sem querer atingir nenhuma classe, em específico, e agradando às várias camadas.





Tony Trindade garantiu que a nova grade da emissora vai contar, em breve, com 90% da programação local. Hoje, a TV tem 23 programas locais e pretende expandir para 28. Dessa quantidade, 18 já são produzidos pela própria equipe e os outros cinco são produções independentes. Diante de uma estrutura mínima e com tão pouco tempo de existência, Trindade ressalta que essa quantidade de programas locais é um mérito muito importante da equipe.




O deputado Themístocles Filho disse estar muito feliz por ter conseguido um meio de comunicação que mostrasse as atividades da Assembleia, a cultura e a educação do Piauí. “Só consegui com a ajuda de todos. Sozinho, ninguém faz nada no mundo! Eu envolvi todo mundo e foi uma conquista demorada. Demorou dois anos para que toda a papelada estivesse prontinha, na burocracia, nos estudos técnicos da televisão”, ressaltou o presidente da ALEPI (Assembleia Legislativa do Piauí), que está motivado a iniciar o funcionamento da Rádio Assembleia, apesar das dificuldades que sempre existem.




“Qualquer cidadão que vai para um canal de televisão fica mais próximo. À medida que os parlamentares vão saindo na nossa telinha e mostrando os seus projetos, eles vão se aproximando cada vez mais da população”, garantiu o presidente da Casa.




Tony Trindade, diretor geral da TV Assembleia

Neste pouco tempo de operação, a TV Assembleia já mantém sinal normal em 21 municípios do Estado, cobrindo mais de 70% da população do estado do Piauí. E o plano de expansão continua com a instalação do sistema de transmissão digital da TV até o primeiro semestre de 2010. Ajustes serão feitos nos programas e a expectativa, segundo Tony Trindade, é de montar uma grade totalmente local até o aniversário de três anos da emissora. A estrutura física da emissora passa, atualmente, por uma reforma.

CONFIRA O VÍDEO DE TONY TRINDADE SOBRE OS 2 ANOS DA TV ASSEMBLEIA!



CONFIRA O VÍDEO COMEMORATIVO QUE A EMISSORA PREPAROU, COM DADOS E DEPOIMENTOS!



Reportagem e Edição: Tamires Coelho
tamirescoelho@hotmail.com


Comente

Read More »»

Crise econômica prejudica obras de pavimentação

.
0 impressões

O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, afirmou que a administração municipal terá uma redução considerável na sua capacidade de investimentos em virtude das constantes quedas de receitas. Isso inviabilizará a execução de obras na área de habitação e pavimentação na cidade.

De acordo com ele, serão priorizados os investimentos considerados indispensáveis e as obras já em andamento, como é o caso do Shopping da Cidade, o Palácio da Música e o alargamento da ponte que liga as Avenidas Frei Serafim e João XXIII. “Você não pode fazer corte de pessoal, já não demos o aumento que gostaríamos de dar ao funcionalismo público, então vamos ter que cortar nas obras”, justifica Sílvio.

Tal circunstância forçará a gestão da capital piauiense a refazer todo o seu planejamento para o ano de 2009. A queda de receitas é causada pelos efeitos das desonerações fiscais e quedas de repasses federais ao município. Medidas adotadas para que o Brasil suporte os feitos da crise econômica mundial.

“A previsão de orçamento da prefeitura para 2009 é de R$ 1.088 bilhões. Se a redução de receitas persistir, devemos chegar, até dezembro, com uma redução na ordem de R$ 63 milhões. Isso quer dizer que teremos que refazer nosso planejamento”, explica o prefeito.

A prefeitura ainda não tem previsão de quando irá retomar as obras de pavimentação em Teresina.

Notícia relacionada:
Prefeitura de Teresina inicia operação tapa-buracos


Por Milena Pessoa
milenapessoa@gmail.com

Comente esta matéria

Read More »»

Cinema nacional na dica de filme desta semana

.
0 impressões

Na dica desta semana, o filme escolhido é o nacional Divã. O longa metragem é uma adaptação da peça de teatro originada do livro de Martha Medeiros e conta com um elenco talentoso composto por Lilia Cabral (Mercedes), José Mayer (Gustavo), Reynaldo Gianecchini (Theo), Alexandra Richter (Mônica), Cauã Reymond (Murilo), Eduardo Lago (Carlos Ernesto), entre outros.

Divã conta a história de Mercedes, que é casada com Gustavo, tem dois filhos e, aos 40 anos, tem a vida estabilizada. A personagem procura um psicanalista, sem saber direito o porquê. Durante as sessões da terapia, Mercedes percebe que não se sente plena e começa a se conhecer de verdade e a descobrir novos valores.

Confira o trailer do filme.



Com direção de José Alvarenga Júnior, (Os Normais – o filme), o filme mostra que as produções nacionais estão cada vez melhores.

Divã garante boas risadas e satisfação ao sair do cinema. Por isso, junte os amigos, comprem a pipoca e divirtam-se.

Elenco

Lília Cabral (Mercedes)
José Mayer (Gustavo)
Alexandra Richter (Mônica)
Cauã Reymond (Murilo)
Reynaldo Gianecchini (Theo)
Eduardo Lago (Carlos Ernesto)
Paulo Gustavo (René)
Elias Gleiser (Agenor)
Antônio Pedro (Tio de Gustavo)
Vera Mancini (Hillary)
Helena Fernandes (Shirlene)
Duda Mamberti (Padre)
Julianne Trevisol (Ju)
Johnny Massaro (Filho de Mercedes)
César Cardareiro (Filho de Mercedes)

Para os teresinenses que querem conferir o filme no cinema, Divã está sendo exibido no shopping Riverside, que fica na Av Raul Lopes, 1021. Veja o mapa logo abaixo e clique na imagem para visualizá-la em tamanho maior.

Horário: 16h 30min; 18h30min; 20h30min
Duração: 1h36min
Censura: 14 anos















Por Elinara Barros

elinarabarros@hotmail.com


Comente!

Read More »»

Dica de leitura – Comer, Rezar, Amar

.
0 impressões

Em torno dos 30 anos, Elizabeth Gilbert enfrentou uma crise da meia-idade precoce. Tinha tudo o que uma americana instruída e ambiciosa teoricamente poderia querer: marido, casa, um projeto a dois de ter filhos e uma carreira de sucesso. Mas em vez de sentir-se feliz e realizada, se viu triste e confusa. Depois de algumas resoluções, Elizabeth mudou radicalmente sua trajetória: livrou-se de todos os bens materiais, demitiu-se do emprego e partiu para uma viagem de 1 ano pelo mundo, sozinha.

“Comer, Rezar, Amar” é um texto cheio de ironia, humor e inteligência. Um relato de auto-descoberta que fala sobre a importância de assumir a responsabilidade pela própria felicidade e parar de viver conforme os ideais da sociedade. É um livro para qualquer um que já tenha se sentido perdido, ou pensado que deveria existir um caminho diferente e porque não um caminho melhor.

O livro é um sucesso mundial com mais de 4 milhões de exemplares vendidos, ocupou por cerca de um ano o primeiro lugar da lista de mais vendidos do The New York Times e foi lançado em trinta países.

Aqui você pode ler um trecho do livro disponibilizado pela editora Objetiva.

Para comprar pela internet:
Americanas
Submarino
Livraria Cultura
Livraria Saraiva

E para quem não gosta de ler, pode aguardar o lançamento do filme “Comer, Rezar, Amar”, baseado no livro, com estreia para 2011 nos cinemas.

O papel principal será de Julia Roberts , vencedora do Oscar com o filme Erin Brockovich. Até o momento também está confirmada a participação do ator Richard Jenkins, cujos últimos trabalhos foram nos filmes “Queime Depois de Ler” e “O Corajoso Ratinho Despereaux”.

O filme ainda está em pré-produção, será dirigido por Ryan Murphy (roteirista, produtor e diretor de vários episódios da série “Nip/Tuck”) e conta com o ator Brad Pitt como um dos produtores.

Matérias relacionadas
Comer rezar amar
Comer rezar amar por Liliana de La Torre


Por Milena Pessoa

milenapessoa@gmail.com


Comente

Read More »»

Projeto Boca da Noite: Validuaté atrai público ao Clube dos Diários

.
0 impressões

O projeto Boca da Noite teve, ontem (17), a participação da banda Validuaté, que tocou durante 2 horas no Espaço Osório Júnior, no Clube dos Diários.

Durante o show, o espaço lotou. A banda tocou diversas músicas novas e falou do possível lançamento do segundo cd para o dia 23 de julho.

Composta por José Quaresma (voz/gaita), Thiago (pandeiros/cavaquinho), Júnior Caixão e Vazin (guitarras), Wagner (baixo) e John Well (bateria), a banda é muito conhecida no cenário musical teresinense e em outras cidades piauienses.

Veja vídeo com entrevista com integrantes da banda e a música Ela é no lançamento do primeiro CD.



Trajetória
da banda

A banda surgiu oficialmente em 2004, basicamente sua formação atual. Já participou de diversos festivais, tais como: Chapadão e Cantos do Piauí.

Em 2006 se apresentou no Piauí Sampa, no festival Piauí Pop e também no Circuito Cultural do Banco do Brasil, etapa Teresina e ganhou, na categoria revelação, o prêmio Solcultura de música, que elegeu os melhores de 2006 no Piauí.

Em janeiro de 2008, a Validuaté fez o lançamento de seu primeiro CD, intitulado “Pelos pátios partidos em festa”. A banda participou ainda do DVD Amostra Cumbuca Cultural lançado em março, em parceria com diversas bandas piauienses.

Para 2009 está previsto o lançamento do segundo CD, chamado “Alegria girar”.


Por Elinara Barros
elinarabarros@hotmail.com


Comente

Read More »»

Inscrições para o TRE-PI encerram nesta sexta

.
0 impressões

O concurso para o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) teve suas inscrições prorrogadas até esta sexta-feira, 19/06. No total são 42 oportunidades que exigem nível de escolaridade médio e superior.

Com salários de até R$ 6.551,52, o TRE oferece 19 vagas de nível superior (para formados em qualquer área de graduação e vagas específicas para direito, contabilidade, estatística, biblioteconomia, análise de sistemas, arquivologia, engenharia civil, odontologia e taquigrafia) e 23 de nível médio e técnico (contabilidade, programação de sistemas, artes gráficas e transportes).

As inscrições podem ser feitas até às 14h da sexta-feita, 19/06 pelo site da Fundação Carlos Chagas. A taxa custa R$ 66,37 para nível médio e R$ 81,37 para nível superior.

Inscrição

As provas serão aplicadas no dia 02/08 em Teresina. Os aprovados podem ser lotados em quaisquer cidades do estado.

Edital do concurso aqui!

Por Milena Pessoa
milenapessoa@gmail.com


Comente

Read More »»

Escolhido o novo desembargador do TJ-PI

.
0 impressões

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), mal recebeu a lista tríplice dos candidatos concorrentes ao cargo de desembargador deixado por José Soares Albuquerque (aposentado), e já decidiu quem assumirá a vaga. O escolhido foi o promotor Erivan José da Silva Lopes, de 41 anos, que era o mais jovem entre os candidatos, mas, mesmo com menos tempo de Ministério Público (MP), conseguiu ser votado por 14 dos 15 desembargadores, durante a formulação da lista tríplice.



A lista foi votada e divulgada na manhã desta quarta-feira (17/06) e os nomes indicados pelo Tribunal de Justiça (TJ-PI) foram a subprocuradora geral de Justiça do Estado Ivaneide Tavares, com 10 votos – ela tem 58 anos de idade e 28 só de Ministério Público –; o promotor Tarcizo José de Moura, 64 anos, sendo 23 de Ministério Público e 7 de advocacia – ele teve 9 votos; e o promotor Erivan, o mais votado com 14 indicações, 41 anos e apenas 13 de MP.


Wellington Dias preferiu não esperar os 20 dias que tinha de prazo e convocou o promotor no início da noite desta quarta-feira para reunião no Palácio de Karnak. A nomeação saiu precisamente às 21h30. O governador achou melhor seguir o voto da maioria dos desembargadores, escolhendo o promotor Erivan Lopes para ser o novo desembargador.

Erivan José da Silva Lopes é natural da cidade de Santo Antônio de Lisboa, Sul do Estado. É bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), no Ceará, e tem Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi promotor de Justiça nas cidades piauienses de Simplício Mendes, Paulistana, Ipiranga, Demerval Lobão e Picos.


Ivaneide Tavares, logo após da divulgação da lista tríplice, havia declarado em entrevista que, pelo fato de ser do governador a última decisão, haveria influências políticas, mas não quis ser mais específica. Foi a segunda vez que o nome de Ivaneide é indicado para uma lista tríplice: da última vez ela concorreu com a atual desembargadora Rosimar.

A Desembargadora Eulália, no momento da sua votação, falou que os concorrentes estavam em patamar de igualdade, porém que “é difícil e talvez quase impossível tirar das nossas escolhas o subjetivo”, admitindo ter uma torcida especial pela única concorrente do sexo feminino.



Ela declarou que o promotor Erivan, mesmo jovem, “provou que é trabalhador e que o mundo só é bom porque não é quadrado, é redondo”. Raimundo Alencar, presidente do TJ, comentou a isenção da desembargadora e a elogiou, porque, recentemente, houve atritos e discussões jurídicas tensas entre a desembargadora e o promotor – isso, no entanto não a impediu de votar no promotor. Alencar acrescentou que era muito bom ver que a desembargadora não “guardou mágoas”.


O mais novo desembargador do TJ-PI declarou sua alegria em ocupar um cargo de tamanha importância e de ter concorrido com pessoas tão gabaritadas. Sobre a possibilidade de ser presidente do Tribunal, ele foi cauteloso e disse que não era momento para tratar esse assunto. Erivan Lopes, mesmo antes da nomeação pelo governador, afirmou que não acreditava que a sua "pouca idade", em relação aos outros candidatos, pudesse influenciar na escolha do gestor estadual. E estava certo.











Read More »»

Confira as notícias de quarta-feira (17)

.
0 impressões

Read More »»

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Confira fotos do Festival de Inverno de Pedro II

. segunda-feira, 15 de junho de 2009
0 impressões

O 6º Festival de Inverno de Pedro II chegou ao fim. Confira algumas fotos do evento.


O público compareceu em peso no festival


Apresentação de Ivans Lins


O cantor João Bosco foi um dos que se apresentaram no 6º Festival de Inverno de Pedro II


A banda Validuaté também tocou durante o evento




Notícias relacionadas
Ivan Lins emociona público na cidade da Opala
Último dia de Festival de Inverno nesta noite (14)
Tudo pelo Festival de Inverno

O enigma da Opala: será que atrai má sorte?
Ivan Lins empolga o plateia no Festival de Pedro II
Chapéu que vai e volta
Informe-se sobre o Festival Pedro II no Insigneweb
III Torneio de Gamão no Festival de Pedro II
João Bosco (en)canta no festival de Inverno de Pedro II

Festival de Inverno em Pedro II proporciona bons investimentos realçando a economia do município


Fotos: Valdemar Morais

Read More »»