sábado, 18 de julho de 2009

Exposição traz foco para a arte influenciada pelo público

. sábado, 18 de julho de 2009
0 impressões


A exposição "Vik", sobre a arte e a vida de Vik Muniz, 47 anos, está desde o dia 24 de abril aberta à visitação no MASP (Museu de Arte de São Paulo). Vik Muniz é artista plástico e fotógrafo paulista, radicado há 25 anos em Nova York (EUA), que acredita na importância e liberdade do olhar do público para o significado das obras de arte. A mostra é constituída por cerca de 200 imagens que compõem as 131 obras.


A arte de Vik Muniz permite várias leituras, abrangendo, assim, várias faixas de público. A reação do público, para ele, é o primeiro passo para cativar, atrair as pessoas e, portanto, estabelecer elos comunicativos. "Não acredito na separação entre o popular e o inteligente, como se fossem coisas antagônicas", declarou Vik.

A carreira singular deste fotógrafo é baseada em talento, criatividade e, sobretudo, no inusitado: seus materiais de trabalho podem ser até mesmo comestíveis. Entre suas obras, está uma réplica da Mona Lisa - feita de pasta de amendoim e outras feitas de geleia, açúcar, terra, papel, linha, sucata e outros materiais "diferentes".


Vik acredita que, se ele conseguiu ser um artista reconhecido a partir da sua percepção de mundo e da materialização dela, qualquer um consegue ser um artista. Para o paulista, ser artista, atualmente, não depende de talento nato, mas de saber utilizar recursos e tecnologias disponíveis.


Vik Muniz produzia esculturas, mas isso já não o satisfazia. Então, ele decidiu fazer as esculturas e fotografá-las, destruindo-as em seguida. Ele passou a ser reconhecido a partir de suas fotografias e construções sobre a realidade fotografada.


A exposição contempla várias fases da produção do fotógrafo. Muitas vezes, as fotos do artista são de criações com materiais efêmeros - tornando as fotografias ainda mais importantes como meio de registro.


Confira mais informações no site do MASP!


Confira o vídeo sobre a arte de Vik Muniz!




Edição e Reportagem: Tamires Coelho

tamirescoelho@hotmail.com


*Foto da exposição de obras do artista em Tokyo, Japão. Confira mais fotos!

Read More »»

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Jogo dos 7 erros

. sexta-feira, 17 de julho de 2009
0 impressões

Na verdade não são 7 erros. Mas ele é tão brutal que vale por muito mais! Cliquem na imagem para vê-la ampliada e encontrem o erro!

Matéria de hoje (17/07/09), do site da Veja.

Esse link foi enviado via twitter. Pelo título "A mulher que está por trás do fenômeno Stefhany". minha primeira reação foi: "Jesus, apaga a luz! Stefhany ainda?! De novo!?" Ok, beleza a bixinha é daqui, vou ler a matéria...

Mas qual não foi minha surpresa quando cheguei no mapa de ilustração!? Oxe... cadê o Ceará!? Será que espelharam a imagem e o Maranhão foi pro lado direito? Não, não... foi mais uma "ultra-super-power mancada" do nosso jornalismo.

O pior é que não tem espaço, link ou seja lá o que for para comentários na matéria. Fiquei teclando "F5" até o mapa sumir! E funcionou! Quase 3 horas depois de postada a matéria, mas sumiu.

E ainda acabaram com a exigência do diploma pra jornalista! Imagine o que pode vir por ai...

Eu dei um print, porque achei, ou melhor, tinha fé em Deus que essa pessoa que escreveu a matéria (Cecília Araújo) ia tirar isso do ar logo logo! Mas que foi feio, foi...

Por Milena Pessoa
milenapessoa@gmail.com

Read More »»