sábado, 18 de julho de 2009

Exposição traz foco para a arte influenciada pelo público

. sábado, 18 de julho de 2009


A exposição "Vik", sobre a arte e a vida de Vik Muniz, 47 anos, está desde o dia 24 de abril aberta à visitação no MASP (Museu de Arte de São Paulo). Vik Muniz é artista plástico e fotógrafo paulista, radicado há 25 anos em Nova York (EUA), que acredita na importância e liberdade do olhar do público para o significado das obras de arte. A mostra é constituída por cerca de 200 imagens que compõem as 131 obras.


A arte de Vik Muniz permite várias leituras, abrangendo, assim, várias faixas de público. A reação do público, para ele, é o primeiro passo para cativar, atrair as pessoas e, portanto, estabelecer elos comunicativos. "Não acredito na separação entre o popular e o inteligente, como se fossem coisas antagônicas", declarou Vik.

A carreira singular deste fotógrafo é baseada em talento, criatividade e, sobretudo, no inusitado: seus materiais de trabalho podem ser até mesmo comestíveis. Entre suas obras, está uma réplica da Mona Lisa - feita de pasta de amendoim e outras feitas de geleia, açúcar, terra, papel, linha, sucata e outros materiais "diferentes".


Vik acredita que, se ele conseguiu ser um artista reconhecido a partir da sua percepção de mundo e da materialização dela, qualquer um consegue ser um artista. Para o paulista, ser artista, atualmente, não depende de talento nato, mas de saber utilizar recursos e tecnologias disponíveis.


Vik Muniz produzia esculturas, mas isso já não o satisfazia. Então, ele decidiu fazer as esculturas e fotografá-las, destruindo-as em seguida. Ele passou a ser reconhecido a partir de suas fotografias e construções sobre a realidade fotografada.


A exposição contempla várias fases da produção do fotógrafo. Muitas vezes, as fotos do artista são de criações com materiais efêmeros - tornando as fotografias ainda mais importantes como meio de registro.


Confira mais informações no site do MASP!


Confira o vídeo sobre a arte de Vik Muniz!




Edição e Reportagem: Tamires Coelho

tamirescoelho@hotmail.com


*Foto da exposição de obras do artista em Tokyo, Japão. Confira mais fotos!

0 impressões:

Postar um comentário

Aqui, a sua opinião é essencial!