sexta-feira, 26 de junho de 2009

Brasileiros se protegem menos dos efeitos da exposição ao sol

. sexta-feira, 26 de junho de 2009

Proteger a pele contra os efeitos da exposição ao sol é uma preocupação que todos devem ter. Mas os números mostram que os brasileiros se protegem cada vez menos. Dados do ministério da Saúde apontam que apenas 56,1% se protegem contra a radiação ultravioleta.

O estudo considerou como proteção eficaz o uso de filtro solar, chapéu ou sombrinha e roupas adequadas. E, curiosamente, Teresina, que possui elevado índice de radiação solar, ficou entre as capitais com o menos uso de proteção.

Confira a matéria sobre protetor solar e a saúde da pele



A pele de crianças e idosos necessitam de cuidados especiais. O dermatologista Sebastião Bona explica que nas crianças a pele ainda não tem elasticidade totalmente definida e nos idosos a pele já sofreu muita ação dos raios.

Segundo o dermatologista, os danos causados pelo excesso de exposição ao sol são diversos. “Os raios solares têm efeito cumulativo na pele. Manchas na pele, envelhecimento precoce e câncer são alguns dos danos causados pelos raios ultravioleta e que só aparecem ao longo dos anos”, afirmou Bona.

É um erro se proteger somente durante o verão. Dermatologistas afirmam que a proteção deve ser realizadas durante todo o ano, até mesmo em dias nublados.

Notícias relacionadas

Por Elinara Barros
elinarabarros@hotmail.com


Comente esta matéria

0 impressões:

Postar um comentário

Aqui, a sua opinião é essencial!