segunda-feira, 25 de maio de 2009

Polêmicas sobre área de litígio entre Piauí e Ceará só aumentam. Confira!

. segunda-feira, 25 de maio de 2009

Antônio Uchoa (PDT), deputado estadual piauiense e presidente da Comissão Especial de Resolução de Litígio, recebeu solicitação do governador do Piauí, Wellington Dias, para a elaboração de uma nova proposta de acordo na disputa das áreas de litígio entre Piauí e Ceará. Além de Antonio Uchoa (PDT), fazem parte da Comissão de Estudos Territoriais (CETE) da Assembléia Legislativa do Piauí os deputados Paulo Martins (PT) e Tererê (PMDB).

Os deputados cearenses rejeitaram a última proposta, que concedia 68% do território da cidade de Poranga-MA para o Piauí. Nessa nova proposta, a cidade deverá perder uma área territorial bem menor. Será proposto que o rio Macambira torne-se a principal referência demarcatória entre as divisas do estado.

Poranga, localizado ao Sul da região de litígio, é um dos municípios mais problemáticos porque possui áreas de domínio político de deputados do Ceará.

Os representantes do Ceará queriam 100% das terras em litígio para seu estado. Diante disso, Paulo Martins afirmou que o Piauí vai ser prejudicado se concordar com as solicitações do estado Ceará. “Não podemos tomar nenhuma atitude precipitada”, declarou o deputado.

Uchoa vai encaminhar um ofício, com a nova proposta, ao presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Domingos Filho. Uchoa garantiu que o novo estudo está concluído. Próxima semana, Wellington Dias deverá reunir-se com deputados cearenses e apresentar a nova proposta.

O IBGE afirmou que o problema do litígio prejudica o trabalho do recenseamento, dificulta a chegada das informações precisas às prefeituras e estados, e até pode prejudicar a liberação do Fundo de Participação desses municípios.


Reportagem e Edição: Tamires Coelho
tamirescoelho@hotmail.com

0 impressões:

Postar um comentário

Aqui, a sua opinião é essencial!