Criado em 1909, a Rede Federal teve sua origem quando o então Presidente da República, Nilo Peçanha, criou 19 Escolas de Aprendizes e Artífices, com o objetivo de oferecer educação de qualidade às classes mais pobres.
Programação do IFPI
Concurso de quadrilhas 19 a 29/05
Concurso Literário 01 a 10/06
Encontro Desportivo 01 a 26/06


No início deste ano, os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) de todo o país passaram a ter status de universidade. A mudança implicou a modificação do nome e também na forma de gerir as unidades. Segundo o Reitor Pro Tempore, Francisco das Chagas Santana, a mudança trouxe diversos benefícios para a Instituição. “Atualmente, temos mais autonomia”, afirmou Santana.
O IFPI conta hoje com cinco campi, sendo dois em Teresina e os demais em Floriano, Picos e Parnaíba. A Instituição ganhará mais sete campi no Estado, que serão construídas nas cidades de São Raimundo Nonato, Piripiri, Paulistana, Angical, Corrente, Uruçuí, e São João do Piauí.
História
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, antigo CEFET, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Média e Tecnológica, foi criado em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, localizado em Teresina.
Recebeu o nome de Liceu Industrial do Piauí em 1934, cognominado, posteriormente, Escola Industrial de Teresina em 1942. Em 1938, constituiu-se a nova sede da Escola, onde ainda hoje permanece, ampliada ao longo desses anos, na Praça da Liberdade. Em 1966, chamou-se Escola Industrial Federal.
Em 1967, foi elevada à categoria de Ensino Técnico do 2º grau, passando a se chamar Escola Técnica Federal do Piauí. Em 1994, foi autorizada a transformação em Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (CEFET-PI), pela lei 8948/94, que se efetivou em 22 de março de 1999, com a assinatura do decreto pelo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso.
Em 2009, o Presidente Lula assina o decreto de criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
http://portal.mec.gov.br/
http://www.cefetpi.br/
Por Elinara Barros
elinarabarros@hotmail.com
Fotos: ASCOM IFPI
0 impressões:
Postar um comentário
Aqui, a sua opinião é essencial!