segunda-feira, 25 de maio de 2009

Rede Federal de Educação Tecnológica comemora centenário em 2009

. segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI), antigo CEFET, já iniciou os eventos em comemoração aos cem anos da Rede Federal de Educação Tecnológica.

Criado em 1909, a Rede Federal teve sua origem quando o então Presidente da República, Nilo Peçanha, criou 19 Escolas de Aprendizes e Artífices, com o objetivo de oferecer educação de qualidade às classes mais pobres.

Programação do IFPI

Concurso de quadrilhas 19 a 29/05
Concurso Literário 01 a 10/06
Encontro Desportivo 01 a 26/06



No início deste ano, os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) de todo o país passaram a ter status de universidade. A mudança implicou a modificação do nome e também na forma de gerir as unidades. Segundo o Reitor Pro Tempore, Francisco das Chagas Santana, a mudança trouxe diversos benefícios para a Instituição. “Atualmente, temos mais autonomia”, afirmou Santana.

O IFPI conta hoje com cinco campi, sendo dois em Teresina e os demais em Floriano, Picos e Parnaíba. A Instituição ganhará mais sete campi no Estado, que serão construídas nas cidades de São Raimundo Nonato, Piripiri, Paulistana, Angical, Corrente, Uruçuí, e São João do Piauí.



História

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, antigo CEFET, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Média e Tecnológica, foi criado em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, localizado em Teresina.

Recebeu o nome de Liceu Industrial do Piauí em 1934, cognominado, posteriormente, Escola Industrial de Teresina em 1942. Em 1938, constituiu-se a nova sede da Escola, onde ainda hoje permanece, ampliada ao longo desses anos, na Praça da Liberdade. Em 1966, chamou-se Escola Industrial Federal.

Em 1967, foi elevada à categoria de Ensino Técnico do 2º grau, passando a se chamar Escola Técnica Federal do Piauí. Em 1994, foi autorizada a transformação em Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (CEFET-PI), pela lei 8948/94, que se efetivou em 22 de março de 1999, com a assinatura do decreto pelo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Em 2009, o Presidente Lula assina o decreto de criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

http://portal.mec.gov.br/
http://www.cefetpi.br/


Por Elinara Barros
elinarabarros@hotmail.com

Fotos: ASCOM IFPI

Deixe sua opinião

0 impressões:

Postar um comentário

Aqui, a sua opinião é essencial!