segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dica de leitura: Chatô - O Rei do Brasil

. segunda-feira, 25 de maio de 2009

Nas mais de 700 páginas, Fernando Morais conta a história de uma das mais importantes personalidades que o Brasil viu formar. Chatô – O Rei do Brasil retrata de uma forma bem interessante, a vida do jornalista, empresário, político, embaixador do Brasil na Inglaterra, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira Melo, ou simplesmente Chatô.

Contar a história de um paraibano, nascido na pequena cidade de Umbuzeiro, que se destacou na comunicação e construiu um império das comunicações, só foi possível após um árduo trabalho de pesquisa.


Assis Chateaubriand
http://www.terra.com.br/istoe/
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u774.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Assis_Chateaubriand


Além de retratar de uma forma detalhista um dos homens mais poderosos do Brasil da época, Morais nos leva a uma viagem pela história da política, da economia e da vida social nacional. A pesquisa realizada pelo autor nos mostra seu apego às minúcias dos fatos que, por outro, poderiam passar despercebidos em uma obra que biografa o homem visionário que instalou no Brasil a primeira rede de televisão e o que idealizou o importante Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Chateaubriand foi mais do que simplesmente um jornalista brilhante. Um homem com uma intensa produção jornalística, que influenciou, chantageou, apostou nas novas tecnologias e que não pensava duas vezes para correr atrás do que queria.

Compre o livro
Submarino
Americanas
Livraria Cultura
Mercado Livre
Livraria da Folha


Sua relação com os outros era regada mais pelo medo do que pela admiração pelo grande jornalista que foi. Isso acontecia tanto com seus empregados e amigos, quanto com os próprios filhos. O dono dos “Diários Associados” (como eram conhecidas suas empresas de comunicação) teve como amigos e inimigos grandes nomes da política, das artes e do jornalismo nacional.
Com a paixão pelas letras, Chatô soube usá-las da forma que o convinha e nos momentos que tanto precisava. Foi através das palavras escritas que ele conseguiu se tornar um dos mais importantes homens do Brasil de sua época e ficar marcado nas décadas seguintes.


Sobre o Filme nunca concretizado
http://www.terra.com.br/istoe/1583/1583vermelhas.htm
http://www1.folha.uol.com.br/
http://ultimosegundo.ig.com.br/
http://participeg1.globo.com/


A priori, a espessura do livro pode assustar aos desavisados. Mas a viagem que Morais nos leva através de cada página da biografia é gratificante. Mais do que um mergulho na vida de Chateaubriand, o livro proporciona um passeio por grandes momentos vividos no Brasil.

Chatô – O rei do Brasil consagrou Morais como escritor e é, sem dúvidas, um livro que encanta quem o ler. Vale a pena tê-lo na cabeceira da cama para lê-lo, relê-lo e relê-lo novamente.


Por Elinara Barros
elinarabarros@hotmail.com

Comente

0 impressões:

Postar um comentário

Aqui, a sua opinião é essencial!