quarta-feira, 10 de junho de 2009

Jornalista renomado vem a Teresina e recebe título de Cidadania

. quarta-feira, 10 de junho de 2009

O título foi entregue em sessão solene no plenário

O jornalista e escritor mineiro Zuenir Carlos Ventura veio ao Piauí participar do 7º Salipi (Salão do Livro no Piauí) e recebeu, no plenário da Assembleia Legislativa, o título de Cidadania Piauiense. A proposta da homenagem foi da deputada petista Flora Izabel e a entrega do título ocorreu na manhã desta quarta-feira, 10 de junho.

A deputada justificou a homenagem no fato de o jornalista sempre representar o Piauí por meio de exaltações às qualidades do estado e de referências à cultura do povo piauiense. Perguntamos a Flora Izabel se essa não seria obrigação dele como jornalista, já que o papel jornalístico não é de, somente, retratar mazelas de um povo e, em resposta, Flora foi direta: “Nem todos os que chamamos aqui, sempre comparecem. Zuenir, além de grande jornalista, sempre comparece ao estado quando chamamos. Isso não é obrigação dele como jornalista ou escritor”.


Zuenir é um dos jornalistas brasileiros mais renomados

Compareceram à sessão solene o jornalista Zózimo Tavares, o professor Cinéas Santos, a vereadora Rosário Bezerra e quase todos os deputados da casa.

O jornalista falou sobre a responsabilidade dos profissionais do jornalismo, auto crítica, auto controle e ética, para evitar a censura, já que a liberdade é essencial à prática jornalística: “A liberdade é o ar que a gente respira!”.


Sempre bem humorado, recebeu carinhosamente os jornalistas

“É preciso ter cuidado exatamente para não transformar tudo em espetáculo. A imprensa, hoje, pela sua condição de status social, na sociedade de espetáculo que a gente vive hoje, tudo se transforma em espetáculo. É preciso cuidado para não tirar a dimensão trágica da tragédia. A realidade, às vezes, parece mais virtual do que real”, declarou o escritor.

Chegou ao plenário acompanhado de Flora Izabel e Cinéas Santos

Zuenir Ventura falou, em entrevista ao Jornalight, o quanto ele estava feliz em receber o título e como ele gosta da receptividade piauiense. O jornalista mineiro falou sobre seus amigos piauienses já falecidos Mauro Faustino e Torquato Neto, durante seu discurso no plenário da Assembleia.

Zuenir, na entrevista, também criticou o presidente Lula por não dar atenção às políticas ambientais defendidas por Chico Mendes, militante e ambientalista assassinado. Por eles terem sido correligionários no passado, Ventura declarou que, se Mendes presenciasse as atitudes do presidente, ficaria decepcionado.

O jornalista, porém, também lembra que muitos revolucionários do período ditatorial permanecem fiéis aos seus objetivos.

CONFIRA UM TRECHO DA ENTREVISTA FEITA COM ZUENIR VENTURA APÓS RECEBER O TÍTULO DE CIDADANIA PIAUIENSE!



CONFIRA TAMBÉM O VÍDEO DO MOMENTO EM QUE FOI ENTREGUE O CERTIFICADO DE CIDADÃO PIAUIENSE AO JORNALISTA!



Edição e Reportagem: Tamires Coelho
tamirescoelho@hotmail.com

0 impressões:

Postar um comentário

Aqui, a sua opinião é essencial!