sábado, 9 de maio de 2009

Dilma Rousseff solicita projeto para construção de barragem no Piauí

. sábado, 9 de maio de 2009


A Ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, solicitou o projeto da barragem de Milagres, no município de Santa Cruz dos Milagres-PI (181km de Teresina), que deverá ser construída no rio São Nicolau, afluente do rio Poti. Este projeto é defendido pelo vice governador do Piauí, Wilson Martins, que alega a necessidade da barragem de Milagres para evitar alagamentos em períodos de cheias. O orçamento da obra está em torno de R$81 milhões e, desde o ano passado, foi colocada na lista de prioridades do governo do estado.

Em entrevista à Equipe Jornalight, Wilson Martins afirmou que, se tivessem sido construídas as barragens de Castelo (em Juazeiro do Piauí, 158km distante da capital) e Milagres, muitas áreas não teriam ficado alagadas durante esta cheia de 2009. As barragens de Milagres e Castelo estão com seus projetos prontos, mas não havia recursos suficientes para que elas se tornassem realidade.

“Esses são projetos que estão prontos há algum tempo. Nós fizemos a revisão do projeto da barragem e o submetemos ao Programa de Aceleração do Crescimento. Infelizmente, visto pelo prisma da produção de energia elétrica, não compensava. Mas ela reflete, sobretudo, um desenvolvimento regional com um acúmulo de água num lago de 150km², que pode irrigar 40 mil hectares. E, mais importante ainda, a perenização do rio Poti e uma barragem de contenção contra as cheias, não só em Teresina, mas em todos os municípios que ficam na calha do rio Parnaíba”, declara Martins.

Um dos argumentos do vice governador é que 92% da bacia do rio Poti encontra-se no Piauí e os outros 8% no Ceará. Nessa pequena porcentagem cearense, porém, já foram construídas sete barragens. Ao contrário do Piauí, que só tem uma barragem na bacia do rio, a barragem Mesa de Pedra, que, segundo Wilson, é relativamente pequena.

Nas últimas semanas, as cheias do rio Poti e de seus afluentes deixaram milhares de desabrigados em vários locais do interior e da capital piauiense. Muitas famílias perderam suas casas e seus pertences.

Próxima semana, o governador Wellington Dias deverá entregar esse e outros projetos para o controle das cheias ao Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. Por enquanto, a prioridade do governo está voltada às medidas emergenciais de assistência às famílias atingidas pelas cheias e de recuperação cidades e estradas.



Wilson Martins, vice governador do Piauí


Confira áudio com trecho de entrevista ao vice governador. Wilson fala da situação das estradas prejudicadas pelas águas:



Edição e Reportagem: Tamires Coelho

1 impressões:

Tercio Coelho disse...

Muito boa a matéria.Abordou muito bem as informações principais dentro da matéria.

Postar um comentário

Aqui, a sua opinião é essencial!