sábado, 9 de maio de 2009

Confira os detalhes do 8º Enduro do Marvão em Castelo do Piauí

. sábado, 9 de maio de 2009


O município de Castelo do Piauí (190km de Teresina)está se preparando para a 8ª edição do Enduro do Marvão, que ocorrerá no dia 24 de maio. O enduro vale pela terceira etapa do Campeonato Piauiense, na categoria moto. O evento é uma realização do Castelo Trail Club e da Federação de Motociclismo do Piauí. Espera-se, em Castelo, um público entre 2 e 3 mil pessoas.

Rossi Melo, presidente do Castelo Trail Club,afirmou que o evento ocorre desde 2002. Melo explica também a origem da denominação do evento: o nome Marvão foi uma forma que eles encontraram de, no esporte, homenagear a cidade. Marvão foi o primeiro nome de Castelo do Piauí, e dado em homenagem a uma Vila de Portugal.

As inscrições para participar do enduro estão abertas até o dia 23 de maio. A estimativa de participantes, neste ano, é de acordo com a participação dos anos anteriores: uma média de 50 motos, 15 carros, 25 quadriciclos e 30 mountain bikes. Apóiam o enduro a FUNDESPI, as Prefeituras de Castelo do Piauí e de São Miguel do Tapuio e a Mangueira.

Rossi Melo disse que a cidade está em clima de ansiedade, à medida que o evento se aproxima, principalmente donos de hotéis, restaurantes, lojas e postos de combustíveis. Rossi também garantiu que a organização do enduro vem aperfeiçoando, a cada ano, sua estrutura. Um exemplo dado pelo presidente do Castelo Trail Club é a cenografia que será utilizada neste ano no parque onde as motos vão chegar e largar – Parque da Confederação Brasileira de Motociclismo – que virá de São Paulo.

O investimento para a realização do enduro está avaliado em cerca de R$ 22mil reais. A etapa em si, valendo para o campeonato, é realizada em um dia apenas, mas a programação do evento é entre os dias 23 e 24. Haverá entrega das planilhas no dia 23 e, durante a noite, ocorre uma confraternização entre os participantes juntamente com a escolha da Garota Enduro do Marvão.

O concurso que elege a garota dá preferência às pessoas da região. “Este ano, o evento vai para São Miguel do Tapuio, então, as meninas que vão desfilar são de Castelo e de São Miguel. Sempre que o enduro é direcionado a uma cidade, a gente procura meninas das cidades”, explica Rossi. A competição larga em Castelo, vai até a cidade de São Miguel do Tapuio (227km de Teresina), e retorna a Castelo.

São sete candidatas inscritas, dentre elas, três são de São Miguel. As inscrições já acabaram porque, segundo Rossi Melo, tem que haver todo um preparo de roupa e passarela com elas. São usadas, durante o desfile, roupas e acessórios associados ao esporte com o obejtivo de ligar a imagem das garotas na passarela à imagem do esporte.

Apesar de ter crescido bastante, o Enduro do Marvão continua com os mesmos objetivos. A prova começou somente com disputa de motos. Gradativamente, foram inseridas as categorias bike, quadriciclo e carro 4x4, respectivamente.

Para participar do enduro, é preciso ter, no mínimo, 18 anos, e ter se submetido a uma avaliação médica, para testar a resistência física dos competidores. A supervisão é feita pela Federação Brasileira de Motociclismo. Apesar de muito admirado pelos mais jovens, a idade média dos participantes está entre 25 e 30 anos.

A cidade de Castelo já começa a ser inserida nas rotas turísticas do Piauí, com pontos como as cachoeiras, por exemplo. Há um grande número de pessoas que vem ao evento e aproveita para conhecer e desfrutar das belezas da região.


Reportagem e Edição: Tamires Coelho

0 impressões:

Postar um comentário

Aqui, a sua opinião é essencial!