quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Delegação brasileira vence Olimpíada de Química em Cuba

. quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Estudantes brasileiros ganharam o 1º lugar na categoria equipe (somatório de pontos de cada aluno) e trouxeram também o título de 1º lugar geral para o Brasil na Olímpíada Ibero-Americana de Química, em Havana, Cuba. O evento internacional aconteceu entre os dias 03 e 11 de outubro, na Universidade de Havana.

A delegação de cada país é composta por dois professores e quatro estudantes do Ensino Médio. Neste ano, os estudantes do Brasil foram representados por três cearenses e um paulista. Levindo José Garcia Quarto, de Fortaleza, foi o ganhador do 1º lugar geral, com a nota 93,6 (em uma pontuação máxima de 100). Participaram delegações de 13 países.

Além representante da delegação nacional, o professor de química da Universidade Federal do Piauí, Arimatéia Dantas Lopes, também constitui o júri internacional do evento, desde o ano de 1999. O comitê científico da Universidade de Havana foi responsável pela elaboração das provas, neste ano, e, em conjunto com o júri internacional, também avaliou os alunos – que são submetidos a duas provas, uma teórica e outra experimental, com duração de 5 horas cada.

Entenda o processo seletivo

Até chegar às delegações das Olimpíadas Internacionais, os alunos passam por seletivas em suas escolas e, posteriormente, participam das Olimpíadas estaduais. Após essa etapa, os melhores participam da 1ª fase Olimpíada Brasileira de Química, que, mesmo sendo uma disputa nacional, é elaborada e corrigida no Piauí. A 2ª fase nacional é elaborada no Espaço Ciência, em Recife, sendo uma prova experimental aplicada por vídeo. Os 15 melhores classificados vão para a última fase: um curso de duas semanas em uma universidade que ofereça pró-graduação em Química. Em 2008, esta terceira etapa foi realizada na UFPI e, neste ano, a Unicamp (Campinas-SP) recebeu os concorrentes. Neste curso é feita uma nova prova para que a delegação seja selecionada.

0 impressões:

Postar um comentário

Aqui, a sua opinião é essencial!