sábado, 6 de março de 2010

Cineasta piauiense lança longa metragem sobre a velhice

. sábado, 6 de março de 2010
0 impressões

O cineasta e escritor Francisco Monteiro Júnior, 26 anos, lançou sua mais nova obra na noite desta quinta-feira (04/03). O lançamento do filme "Dona Maria" aconteceu na sala Torquato Neto, no Clube dos Diários - que foi pequena para a quantidade de pessoas que foram prestigiar o artista.

O jovem cineasta Monteiro Júnior também é escritor de ficção


O filme de 70 minutos aborda a visão feminina sobre a velhice, de maneira reflexiva, e começou como parte de um projeto da banda Madame Baterflai, que se desfez em 2007. "Dona Maria" oscila entre documentário e ficção, abordando as dificuldades que os idosos sofrem diante de uma sociedade que, muitas vezes, ignora quem pertence à terceira idade. Para desenvolver o tema, o autor, que graduado em psicologia e cursa Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), afirma que houve um processo de intensa pesquisa sobre o assunto para aproveitar o material gravado.

A equipe gravou depoimentos de mulheres com idade acima de 65 anos, contando parte de suas histórias de vida. "Eu senti que ali tinha uma coisa especial", comenta Monteiro Júnior sobre as imagens gravadas, que escreveu e dirigiu o longa-metragem. "Ninguém faz um filme sozinho", enfatiza com modéstia o cineasta após a exibição da película, agradecendo a todos que o apoiaram desde 2005, quando a ideia surgiu.

Logo após a exibição do filme, o cineasta agradeceu à sua equipe e aos parceiros que viabilizaram o projeto


Monteiro Júnior atualmente ministra um curso de Cinema na UFPI e diz que espera que essa estreia seja uma forma de incentivo a seus alunos. "Eu espero que estimule os alunos. A intenção do curso é essa: instigar os alunos a criarem. É fomentar a produção", afirma. O cineasta vai lançar seu filme em São Paulo dia 25 de março.


Edição e Reportagem: Tamires Coelho
tamirescoelho@hotmail.com

Read More »»