quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Delegação brasileira vence Olimpíada de Química em Cuba

. quinta-feira, 15 de outubro de 2009
0 impressões

Estudantes brasileiros ganharam o 1º lugar na categoria equipe (somatório de pontos de cada aluno) e trouxeram também o título de 1º lugar geral para o Brasil na Olímpíada Ibero-Americana de Química, em Havana, Cuba. O evento internacional aconteceu entre os dias 03 e 11 de outubro, na Universidade de Havana.

A delegação de cada país é composta por dois professores e quatro estudantes do Ensino Médio. Neste ano, os estudantes do Brasil foram representados por três cearenses e um paulista. Levindo José Garcia Quarto, de Fortaleza, foi o ganhador do 1º lugar geral, com a nota 93,6 (em uma pontuação máxima de 100). Participaram delegações de 13 países.

Além representante da delegação nacional, o professor de química da Universidade Federal do Piauí, Arimatéia Dantas Lopes, também constitui o júri internacional do evento, desde o ano de 1999. O comitê científico da Universidade de Havana foi responsável pela elaboração das provas, neste ano, e, em conjunto com o júri internacional, também avaliou os alunos – que são submetidos a duas provas, uma teórica e outra experimental, com duração de 5 horas cada.

Entenda o processo seletivo

Até chegar às delegações das Olimpíadas Internacionais, os alunos passam por seletivas em suas escolas e, posteriormente, participam das Olimpíadas estaduais. Após essa etapa, os melhores participam da 1ª fase Olimpíada Brasileira de Química, que, mesmo sendo uma disputa nacional, é elaborada e corrigida no Piauí. A 2ª fase nacional é elaborada no Espaço Ciência, em Recife, sendo uma prova experimental aplicada por vídeo. Os 15 melhores classificados vão para a última fase: um curso de duas semanas em uma universidade que ofereça pró-graduação em Química. Em 2008, esta terceira etapa foi realizada na UFPI e, neste ano, a Unicamp (Campinas-SP) recebeu os concorrentes. Neste curso é feita uma nova prova para que a delegação seja selecionada.

Read More »»

Aniversário de 25 anos de Comunicação Social mobiliza alunos e professores

.
0 impressões

Estudantes e professores de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí já estão somando esforços na organização da programação especial para comemorar os 25 anos do curso na instituição. Entre os dias 10 e 13 de novembro, haverá uma série de atividades, inclusive com a participação de convidados especiais.

Cerca de 80 estudantes, estão, em conjunto com os professores do DCS (Departamento de Comunicação Social), trabalhando há algumas semanas nas divisões de tarefas e organização geral do evento que vai marcar o aniversário de 25 anos do curso na UFPI. Existe uma média de cinco a sete estudantes em cada equipe, como a de divulgação, a de premiações, a de certificados e a responsável pelo cerimonial. A equipe responsável pela organização geral é composta por cerca de 30 discentes.

Segundo a professora Muna Cerqueira, uma das responsáveis pela organização do evento, alguns convidados especiais não poderão comparecer, como o professor Alfredo Viseu, do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade (PPGCOM-UFPE), e o professor Marcius Freire (Unicamp). Ela também afirma que alguns membros do corpo docente já estão se mobilizando para suprir essas faltas, como os professores doutores Paulo Fernando e Gustavo Said, que estão acionando convidados que substituam os palestrantes que desmarcaram.

Apesar dos imprevistos, Muna Cerqueira acredita que está tudo correndo bem. "Nós estamos nos esforçando, os professores estão envolvidos e já montaram suas equipes. Já estão confirmadas as presenças do professor e jornalista do Ceará Agostinho Grósson, e do jornalista, professor e documentarista Paulo José Cunha, que tem feito um trabalho de destaque na TV Senado", concluiu.

Read More »»

Alunos de universidades públicas do Piauí destacam-se em seleção do TCE-PI

.
1 impressões

O TCE-PI (Tribunal de Contas do Estado do Piauí) divulgou o resultado da seleção para estagiários na instituição. Entre os aprovados, os alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) conquistaram posições de destaque. Foram disponibilizadas vagas para estudantes dos cursos de Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Comunicação Social, Direito e Engenharia Civil. O 1º e 3º colocados na área de Ciências Contábeis e o 1º lugar em Ciências da Computação são da UFPI. Vários outros primeiros colocados são alunos da UESPI.

O Tribunal de Contas disponibilizou 11 vagas para alunos de Direito, 2 vagas para estudantes de Ciências Contábeis e 1 vaga para a área de Comunicação Social, todas elas com convocação imediata. Também foram selecionados alunos de Ciências da Computação e Engenharia Civil para o cadastro reserva. O processo seletivo ocorreu sob forma de prova escrita, aplicada no dia 04 de outubro de 2009 no CEUT (Centro de Ensino Unificado de Teresina).

Ao todo, foram 59 aprovados só da Universidade Federal do Piauí, entre eles há os que poderão ocupar os cargos imediatamente, os de cadastro reserva e os remanejáveis – em caso de desistências. Entre os cinco melhores colocados em cada área, pelo menos dois, são alunos da UFPI

Confira os nomes e colocações dos aprovados!

Read More »»